O rápido crescimento de um PME depende do impulso que você é capaz de construir mediante o aproveitamento da sua equipe, dos sistemas e dos processos de negócios e fluxos de trabalho.

Seu crescimento global depende em grande parte do resultado final; O crescimento das vendas e um aumento em seu banco de clientes. Isto pode ser conseguido através do alinhamento de sua estratégia de vendas com os objetivos empresariais: contratar as pessoas certas e construir a equipe de vendas adequada, melhorar os processos de fluxo de trabalho para suas vendas e impulsionar a gestão de vendas.

No entanto, no nível organizacional, o rápido crescimento da sua PME depende de três fatores:

  1. Delegação de responsabilidades e a criação de cargos permanentes – você pode delegar as responsabilidades? Estão definidos os papéis de trabalho para os quais você pode transferir a autoridade e responsabilidade?
  2. A gestão do fluxo de dinheiro – você tem dinheiro suficiente para atender às demandas de crescimento da empresa? Você tem uma máquina saudável de fluxo de caixa que pode amortecer os reveses enquanto você avança ativamente?
  3. Gestão da Mudança – você já previu as grandes mudanças e como lidar com elas enquanto sua empresa cresce?

Para direcionar a sua PME a uma fase de crescimento rápido, os sistemas de negócios precisam ser ainda mais refinados para satisfazer as crescentes necessidades da empresa.

Portanto, se trata de construir primeiro e depois capacitar esses recursos para uma melhor e mais eficaz estratégia de crescimento antes de sair e avaliar.

Você tem que contratar as pessoas certas, aquelas que não têm medo de arregaçar as mangas. O ideal é que essas pessoas sejam muito mais inteligentes do que você e que te substitua eventualmente.

Evite contratar pessoas que irão apenas apoiá-lo em suas atividades, tenha em mente a seguinte reflexão; “Se você está em uma sala onde a pessoa mais inteligente é você, então você está na sala errada.”.

por Brad Sugars/ Estados Unidos

 

Voltar