por ActionCOACH José Villacís – México

John C. Maxwell , Coach, palestrante, um dos principais especialistas em liderança a nível mundial e autor, publicou o livro “Good leaders ask great questions”.

Ele defende a importância de dominar a arte de fazer perguntas para o nosso crescimento pessoal e para o desenvolvimento de ideias e de equipes.

Maxwell destaca o grande valor de fazer perguntas, pelas seguintes razões:

1. Vamos apenas obter respostas para as perguntas que fazemos. Em muitas ocasiões, não ousamos perguntar para evitar que outros considerem que não sabemos alguma coisa ou para não parecer que somos bobos, mas com essa atitude somente deixamos de aprender algo que certamente precisávamos saber.

2. As perguntas ajudam a abrir portas que de outra forma permaneceriam fechadas.Em nossas vidas nos encontramos diante de várias portas. Escondidas atrás delas há infinitas possibilidades que nos levam a oportunidades, experiências, pessoas, mas as portas devem estar abertas para acessá-las e as chaves para abri-las são as perguntas.

Como líderes quando temos um problema e não sabemos o que fazer devemos fazer as seguintes perguntas:

a) Por que temos este problema?

b) Como podemos corrigir isso?

c) Que passos específicos devemos tomar para resolver este problema?

3. Fazer perguntas é a maneira mais eficaz de se conectar com as pessoas. Evidentemente, para isso, devemos ser capazes de fazer as perguntas certas. O que perguntamos é importante, mas a formar de fazer as perguntas também é.

4. As perguntas ajudam a envolver os demais na conversa. O segredo de uma boa conversa está em fazer perguntas. Estas irão permitir-nos conhecer melhor uns aos outros e construir relacionamentos com eles.

5. Fazer perguntas nos ajuda a construir ideias melhores. Qualquer ideia melhora quando as pessoas certas têm a oportunidade de dar sugestões e as boas ideias podem se tornar excelentes quando as pessoas compartilham e trabalham juntas para alcançá-la.

6. As perguntas nos ajudam a obter uma perspectiva diferente. Com frequência os lideres estão bloqueados em seus pontos de vista e gastam seu tempo tentando convencer os outros da bondade de suas opiniões em vez de tentar saber a opinião dos demais. Para evitar isso devemos nos voltar para as perguntas e ouvir atentamente as respostas, que nos permitirão descobrir perspectivas valiosas diferentes das nossas.

7. As questões desafiam as atitudes e nos tiram de nossas rotinas. Fazer perguntas é uma forma de evitar a preguiça mental e nos tirar da nossa zona de conforto. Se começarmos uma tarefa é provável que terminemos com as dúvidas, mas se estamos prontos para iniciá-la com questionamento em vários aspectos certamente terminaremos com certezas.

Perguntas para mim mesmo:
1. Estou investindo no meu crescimento pessoal? O maior investimento que podemos fazer é em nós mesmos, já que isso vai determinar o retorno que teremos em nossas vidas.

2. Meus amigos. Como os outros me veem? Precisamos de outras pessoas para nos ajudar a crescer e manter-nos inspirados.

3. Estou realmente interessado nos outros? Há uma diferença entre as pessoas que querem liderar, porque estão genuinamente interessados nos outros e querem ajudá-los e há pessoas que são movidas por interesses puramente pessoais.

4. Sou equilibrado ou tenho um conceito irreal da minha própria importância?

5. Estou agregando valor para a minha equipe? Como líderes, temos que pensar como podemos fazer nossa equipe melhorar, como agregar valor aos seus membros e promover o trabalho em equipe.

6. Estou sendo eficiente? Para fazer isso devemos nos perguntar se estamos apoiando os nossos pontos fortes ou estamos perdendo tempo tentando adquirir qualidades que não temos. Nossos esforços devem ser direcionados principalmente para fortalecer nossos pontos fortes.

7. Preocupo-me com o que está acontecendo todos os dias? Bons líderes são reconhecidos pela sua visão e sua capacidade de conduzir outros para atingir objetivos mais elevados. Mas não é, no futuro, onde as coisas são feitas, mas sim no presente momento, portanto, o líder deve estar ciente do que está acontecendo a cada momento.

8. Estou investindo meu tempo para estar com as pessoas certas? O maior legado que um líder pode deixar é formar outros líderes. Trata-se de procurar e encontrar as pessoas certas e investir nelas continuamente.

 Quais ações você tomará em seu negócio e em sua vida nesse sentido?

Voltar