Você tem os melhores clientes? Aqueles que não são somente usuários fiéis do seu produto e serviço, que não somente te recomendam, mas que também não podem deixar de falar de você? Seus clientes incondicionais! O tipo de cliente que produz marketing boca-a-boca sem nem mesmo você pedir.

Estudos mostram que de todas as razões pelas quais os clientes deixam de comprar de alguém, a razão mais comum é a indiferença percebida. Em média 68% dos clientes que se vão, o fazem porque sentem que não estão sendo reconhecidos ou que não os fazem se sentir especial. Isto se compara com a segunda razão mais comum – problemas com o produto ou preço, com 14% e a terceira razão mais comum – passou a comprar de um concorrente, com somente 9%

Ironicamente, fazer com que os bons clientes permaneçam, regressem e crescam é muito mais fácil do que encontrar novos.

Além disso, os clientes incondicionais fazem referência de você a outros e, típicamente, ese outros podem se tornar clientes incondicionais também.

Sendo assim, o que deve acontecer, para o seu negócio ter mais clientes incondicionais?

Aqui vão 5 Conselhos Simples:

  1. Saiba exatamente quem são os seus clientes incondicionais;
  2. Se certifique de que todos no seu negócio sabem quem são os seus clientes incondicionais;
  3. Entregue serviços de uma forma que seus cliente digam UAU!
  4. Introduza um programa de fidelidade, um programa VIP ou um programa de prêmios; e
  5. Implemente uma maneira sistematizada de reconhecer os seus melhores clientes e de lhes dar “pequenos extras”.

Faça estas 5 coisas bem e aproveite vendo como os seus Clientes Incondicionais levam o seu negócio adiante!

Por ActionCOACH Andrew Laurie