Na hora iniciar o processo de planejamento de uma PME, muitas vezes descobrimos que a falta de prática e conhecimento e teórico, juntamente com a crença, por parte do empresário de que o processo de planejamento, execução e acompanhamento de planos é complexo e burocrático e, portanto, projetado para grandes empresas, produzem como resultados que esta fase, fundamental e básica para gerir uma empresa profissionalmente, encontra resistência e pode mesmo cair por terra com a intenção de ter uma empresa comercial, rentável que funcione sem a presença do proprietário.

Para superar esse obstáculo, faz algum tempo que temos vindo a utilizar um conjunto de ferramentas, simples e fáceis de aprender que, quando aplicadas em conjunto, sequencialmente, têm provado em nossa experiência, constituir um formidável Pack de Planejamento para PMEs, por isso que o batizamos com a sigla PPP.

A metodologia começa na fase de Domínio do Destino, com uma revisão da Missão, Visão, Valores e Objetivos Estratégicos da empresa. Nesse momento, buscamos fazer com que estes conceitos tenham coerência com a declaração do empresário no Alinhamento e, se não assim, revisamos e voltamos a expressá-los de modo que eles são um verdadeiro reflexo dos desejos e da filosofia do proprietário, e dos acontecimentos diários da empresa.

Contando com os objetivos Estratégicos, passamos para o estágio do Model Business Canvas, e em uma sessão de dinâmica que devem participar, além do Diretor Geral todos os funcionários com responsabilidade nas áreas funcionais da empresa, o canvas é completado com o modelo negócios do mesmo, assinalando com marcadores verde, amarelo ou vermelho, se for um atributo que está funcionando corretamente, que deve ser melhorado e que não se conte com ele diretamente ou ser completamente modificado para atender o modelo de negócio pretendido respectivamente.

Após a conclusão da etapa Model Business Canvas, teremos uma visão, em um único olhar de quão saudável está nossa abordagem ao mercado, já as cores do semáforo indicam o caminho a se seguir para transformar a nossa oferta em um produto sólido ou serviço que o cliente valorize.

Os atributos marcados em verde na tela, constituem operações de rotina e devemos verificar se eles têm procedimentos claros e, sempre que possível sistematizados, para garantir o funcionamento repetitivo e confiável.

Os atributos identificados com amarelo ou vermelho irão sinalizar operações de melhoria ou inovações que a empresa deve desenvolver para atingir o seu objetivo.
O próximo passo é transformar o amarelo e vermelho do canvas em Planos 90 dias, sucessivos ou concomitantes, que deem como resultado final, a conversão de sólidos atributos de cores verdes em um novo ciclo de planejamento.

Para estes planos não se tornem letra morta, ou nas clássicas boas intenções que constituem o pavimento no Purgatório, devemos assegurar o acompanhamento e corrigir os seus desvios. Para fazer isso, usamos uma metodologia de monitoramento de planos, que denominamos com a sigla PACC com base na nossa ferramenta “testar e medir” e cujas letras significam:

P: Plano. São as ações decorrentes do Plano de 90 Dias.
A: Ação. É a implementação das ações que compõem o Plano.
C: Controle. É o acompanhamento semanal das ações previstas no Plano e na detecção de desvios.
C: Correção: É a re-elaboração do plano de ação para corrigir os desvios.

Esta metodologia, na prática, é transformada em um espiral sucessivo de PACC, no qual os planos se aplicam, se monitoram semanalmente, desvios são detectados, e são superados com um novo PACC, até que o objetivo do Plano de 90 Dias seja cumprido.

Quando o responsável por um plano de 90 dias é o mesmo empresário, incorporamos a metodologia PACC às nossas sessões semanais, que adquire a ginástica necessária para aplicá-la aos responsáveis de outros planos.
E, finalmente, o PPP é um excelente tema para se tornar um Seminário do qual obteremos prospectos para Programas Mentores ou em grupo, ou em Workshop para realizar in Company, destinado a gestores dos nossos clientes mentores.

por ActionCOACH Roberto Antoniz | Argentina
Voltar