Os consumidores realmente confiam em anúncios? Imagine que você viu um comercial com o jogador de basquete Shaquille O’Neil de sapatos Sketchers? Você realmente se sentiria atraído a comprar e usá-los? Ou você pensaria que … “Shaq realmente perdeu seus dias de glória, de quando seus poderosos anúncios Reebok fez você desejar vê-lo cravando a alguém.”

Então, o que tem a ver Shaquille O’Neil com marketing boca a boca? Emoções. Quando nos importamos com algo, somos impulsionados a compartilhar. Sabemos que as emoções podem ser tanto positivas quanto negativas, mas a questão é o extraordinário estímulo emocional que nos leva a compartilhar sobre as emoções ou o risos que vivemos. Ou o que realmente tem frustrado sobre uma experiência com uma empresa.

Então, aqui estão duas simples razões pelas quais você deve dominar marketing boca a boca:

  1. As pessoas levam a sério suas recomendações.

Melhor ainda, as pessoas levam a sério as recomendações dos seus clientes atuais. A pesquisa da Nielsen indica que 92% dos consumidores acreditam nas recomendações de amigos e familiares mais que qualquer outra forma de publicidade. Imagine o poder se essas recomendações fossem sobre o seu negócio. Que impacto poderia ter no seu negócio!

Numerosos estudos têm mostrado que os consumidores confiam na recomendação boca a boca mais do que em qualquer outro material sobre as marcas. Em um estudo recente, o Grupo Keller Fay constatou que 64% dos executivos de marketing acreditam que boca a boca é a forma mais eficaz de marketing. No entanto, apenas 6% disseram ter dominado essa estratégia.

  1. A tecnologia e a internet tornam esse processo mais fácil do que nunca.

Um novo estudo, incluindo dados de Keller Fay Group e dados de Conversão das mídias sociais, mostram que conversas de consumo (online e offline) representam um muito significativo 13% das vendas para os consumidores através de uma vasta gama de categorias. Aplicada ao universo dos gastos dos consumidores, o valor econômico traduz em US $ 6 bilhões de dólares.

Combine isso com a tecnologia de hoje – um papel crítico no marketing boca a boca. O aumento da conectividade social torna mais fácil do que nunca para os consumidores realizarem o marketing para você. A publicação, um fã leva apenas alguns minutos para escrever será vista por centenas de amigos que confia nele, e pode rapidamente chegar a centenas mais. Por que você acha que as empresas tornaram uma prioridade manter suas contas ativas no Yelp, o Google Maps, e o Google+? Porque estas são as melhores plataformas para encontrar pessoas, falar e comunicar-se diretamente com você.

Não espere para começar a ampliar seu alcance e credibilidade com o marketing boca a boca.

por ActionCOACH Tony Brace