A diferença entre o que se pensa, se diz e se faz parece cada vez maior na sociedade, em nossas vidas e também em nossas equipes de trabalho.
Esta incoerência traz consigo uma grande interferência que adiciona complexidade e incerteza a nossas comunicações interpessoais.
Ter que descobrir a verdade entre todos os ruídos diminui nossas energias. Uma energia que poderíamos usar para criar algo de valor na sociedade e nas nossas equipes.

Um exemplo típico no ambiente de trabalho:
Nosso executivo de vendas diz a você, eu vou cuidar do que você me pediu, e eu vou resolvê-lo para a próxima semana…
Nosso executivo de vendas faz: evita suas ligações de seguimento mesmo que ele tenha ficado de resolver o solicitado para a próxima semana, não resolve em tempo hábil o que você pediu.

A perda de energia que esta dissonância assume é vertiginosa.
O curioso é que a sociedade e as equipes o assumem como uma forma normal de funcionamento que toleramos
Você como Chefe diz: perfeito, espero e confio em você para resolver para a próxima semana
Você como chefe faz: chamadas de follow-up, porque supõe que não o resolverá.

As equipes prósperas do futuro serão aquelas que tem como base a confiança …
Entendendo por confiança a coerência entre o que eu digo e o que eu faço, que será o ponto de partida para construir compromisso.
Esta é a base para gerar valor de forma mais sustentável.
Você sabe que me apaixona uma ação coerente e a razão é precisamente por causa de tudo dito acima, nossas ações devem ser coerentes com as palavras que dizemos.

A incoerência entre o que você diz e o que você faz às vezes é sutil, e parece inofensivo, já que ninguém parece perceber isso, mas tem um efeito composto devastador, porque se acumula, como o juros sobre uma dívida, já o contrário, o rigor em manter a coerência entre suas palavras e ações se torna seu melhor  ativo diferenciador.
É um ativo que se acumula e é uma parte integrante da sua marca pessoal.
Se a essa coerência se soma que suas palavras e ações estão fundamentadas em valores fortes e alinhadas com um propósito transcendental e significativo, o sucesso desejado é praticamente inevitável.

Isso acontecerá porque a coerência implica uma eficácia em suas ações, o que economiza energia, e resulta na renovação de sua força de vontade para persistir dia após dia.

por ActionCOACH Marcela Mártire|Argentina

Voltar