Muitos donos de negócios se encontram na armadilha de fazer muito e/ou tudo e não permitir que seus funcionários ajudem. Este é provavelmente o maior inibidor do crescimento do qual tenho sido testemunha nos últimos oito anos de coaching empresarial– que é o proprietário não sai do caminho para capacitar sua equipe. Muitos empresários sentem que é sua responsabilidade cuidar pessoalmente de tudo, porque “Eu posso fazer o melhor” que qualquer outra pessoa. Tudo o que esta abordagem proporciona é a garantia de que o proprietário será o funcionário mais ativo e menos remunerado (em uma base por horas) no seu negócio, o único que chega cedo e fica até tarde. Se você gosta de ser um escravo do seu negócio e seus clientes, pare aqui. Se precisa superar isso, siga lendo.

O problema é que a maioria dos empresários acredita que são responsáveis por cuidar de sua equipe, de seus clientes e do seu negócio sozinhos e não necessariamente nessa ordem. A maneira mais eficiente de fazer crescer seu negócio de uma maneira rentável é adotar o seguinte ciclo do Modelo de negocio: Dono -> Equipe -> Cliente -> Negócio -> Dono. De maneira simples, isto pode ser lido como que o empresário cuida da equipe, permitindo a equipe cuidar dos clientes, que leva aos clientes a assumir a empresa com as compras e referencias que se traduz no negócio premiando ao proprietário com lucros e sucesso. Vejamos o que acontece em cada um desses quatro passos.

Como proprietário, sua responsabilidade principal é com sua equipe. É necessário contratar as melhores pessoas, proporcionar-lhes as melhores ferramentas para realizar seu trabalho e treiná-las em como utilizar corretamente as ferramentas para dar serviços a seus clientes. Os tipos de ferramentas proporcionadas incluem: Visão e Missão, Cultura da Companhia, Objetivos, descrições de trabalho, processos e procedimentos, canais de comunicação e os serviços e produtos que seu público-alvo busca. Além das ferramentas, a equipe também precisa que você seja o líder e animador e reconheça suas necessidades e sucessos.

Munida das ferramentas adequadas, a equipe agora pode assumir seus clientes. Isto significa fornecendo-lhes alta qualidade, um serviço de resposta consistente e a entrega de seus produtos e serviços com um sorriso, todas às vezes. As equipes campeãs exibem qualidades de liderança, compartilham objetivos comuns, sabem quem é responsável pelo que, se apóiam e incluem um ao outro. As equipes de sucesso escutam os problemas dos clientes e identificam soluções antes que seja solicitado.

Quando os clientes são tratados bem, recebem um serviço cortês e rápido  e produtos de alta qualidade de uma maneira consistente, que resolvem seus problemas, voltam outra vezes mais e contam aos seus amigos. Quando sua equipe resolve os problemas dos seus clientes, seus clientes recompensam com fidelidade. Os clientes fiéis depois, podem estar envolvidos em ajudar no crescimento do seu negócio com êxito, dando-lhe um feedback sobre como você pode ajudá-los ainda mais, e as oportunidades para novos negócios que nunca se daria de outra maneira. Quando seus clientes estão bem cuidados, se ocuparão de você e de seu negócio para que possa permanecer no negocio de ajudá-los.

Agora que você forneceu à sua equipe as ferramentas e a liderança que necessitam, esta é capaz de investir seu tempo no cuidado de seus clientes. Os clientes felizes voltam outras vezes, e dizem aos amigos sobre seus serviços. Repetição de negócios, clientes “A” felizes e referencias sem limites são a base da rentabilidade. Quando seu negócio está funcionando desta maneira, tem as recompensas financeiras para você, sua família, sua equipe, sua comunidade e seu negócio. Assim é capaz de voltar a investir na equipe e ferramentas para melhorar suas habilidades, para aumentar sua capacidade e desenvolver sua capacidade para resolver as necessidades de sua base de clientes.

Quando decidir que é a hora de ter êxito no seu negócio, avalie em que parte do ciclo dos negócios você está. Se for a respeito de liderança, de comunicação ou sistemas e ferramentas, sempre se iniciam com você. É uma decisão fácil de tomar, por isso tome-a e coloque-a em marcha.

Por ActionCOACH Mark McNulty | EUA

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