Algumas pessoas parecem estar predestinadas a empreender, inclusive até têm suas primeiras experiências na escola, essas pessoas estão ansiosos para iniciar um projeto e levá-lo ao sucesso sem que nada os impeça de tornar os seus sonhos em realidade, no entanto para outros é muito intimidante e desafiador. Se você está pensando em se tornar um empreendedor ou já está nesse caminho, suas motivações podem estar entre as seguintes:  Flexibilidade em seus horários de trabalho, ter mais tempo livre, se tornar um especialista, fazer mais dinheiro etc.

Quero compartilhar com vocês sete pontos-chave que ajudarão a empreender o negócio e/ou leva-lo de uma forma melhor para que seja a fonte de sonhos que você está procurando.

  1. Necessidade do produto ou serviço. É possível que a ideia do projeto você tenha para empreender seja fabulosa, no entanto coloque ênfase de que ele deve ser um projeto com base na necessidade do mercado, e que você não tenha que concorrer por preço, isto significa que você deve encontrar o nicho para o seu produto, lembre-se de que os produtos e serviços vencedores sempre começam a partir de uma necessidade.
  2. Estudo do seu público-alvo. O produto ou serviço deve ser adaptado ao seu público-alvo, por isso não pule esta etapa, faça um estudo aprofundado nesta fase.
  3. Assuma riscos. Você pode ter feito tudo o necessário para empreender, no entanto o mercado pode apresentar alterações, portanto você deve estar ciente de que assumir riscos é parte do empreendimento.
  4. Domínio do seu negócio. Nesta fase já em pleno empreendimento, você deve levar em conta que é de suma importância dominar o negócio e para isso considere estes três pontos: Domínio do destino, Domínio do dinheiro, Domínio do tempo e Domínio de entrega.
  5. Reeduque-se na matéria de negócios. Os fracassos e perdas geralmente têm sua origem na falta de conhecimento, não hesite em investir em conhecimento, isso irá ajudá-lo a ter sucesso com seu projeto.
  6. Procure um Coach ou mentor. Você pode pensar que está entendedor o suficiente do seu negócio e não precisa de ajuda, não caia nessa armadilha, está provado que os melhores atletas e empresários alcançam seu sucesso com o apoio de um Coach.
  7. Esteja preparado para tempos difíceis. É possível que você desfrute de um sucesso inicial, no entanto não pense que será sempre assim, haverão momentos de crise, para os quais você deve estar preparado.

Lembre-se: ter sucesso em seu projeto não depende de sorte ou acaso, o sucesso de seu empreendimento depende totalmente de você.

Por ActionCOACH José A. Cary| Peru

Voltar