Inconscientes do impacto que tem o nosso desempenho e no crescimento de nosso negócio a falta de um CONTEXTO DE ABUNDÂNCIA, tão indispensável para criar nossas metas pessoais e as de nossa empresa em completa liberdade, nos referimos a abundância como algo utópico, inalcançável e longe da realidade, por isso nos concentramos em lidar com a ESCASSEZ que é segundo nossos conceitos um fato real e inquestionável.

A maioria das pessoas estão familiarizada com o termo ESCASSEZ e de fato, atribuem a falta de resultados a impossibilidade de sair dela, geralmente atribuem a pessoas ou fatores externos.  Um sintoma inequívoco é certamente a ansiedade e a desesperança que nos oprime frente a escassez de resultados. Como dono de negócio, esta percepção é mais aguda pela pressão que se gera no interior da empresa. Isto é familiar para você? Neste cenário, não joga o papel de dono de negócio, senão algo mais parecido ao papel de vítima das circunstâncias. Assim não há resultados eficientes.

Detenhamo-nos um momento para refletir nisso. Em termos práticos, a pior escassez que uma pessoa pode experimentar é a falta de alimentos e assim a pessoa está unicamente focada em conseguir alimentos. Quando alcança superar esta ameaça, a escassez principal muda para a falta de dinheiro; uma vez que se tem dinheiro, então a escassez é a falta de tempo para atender outros assuntos.  Você se vê nesta situação?

Dentro de um contexto de escassez, aparentemente o uso do tempo é muito eficiente, já que estamos muito concentrados em resolver o problema, no entanto, isso não é de todo certo.  Esta corrida para resolver o mais rápido possível, somente lhe dá garantia de sair deste  problema para entrar em outro, já que de maneira natural, deixamos de ver o resto das  variáveis  do negócio, o que causa mais ansiedade, desesperança e menores resultados.

Como dono de um negócio, você é responsável por 100% dos resultados de sua empresa ( goste ou não) para o qua – a menos que exista uma emergência tão grande que impeça a operação de toda sua empresa – é seu dever encontrar a possibilidade de enfrentar um problema com tranquilidade, clareza e confiança que resulta em um contexto de abundância.

Com efeito, em um contexto de abundância está disponível planejar, consultar, escutar e ser escutado por sua equipe, observar com acuidade os indicadores chave do desempenho de sua empresa, detectar oportunidades e riscos, reconhecer as fortalezas e as fraquezas do seu negócio frente às circunstâncias que enfrenta e firmeza para a tomada de decisões eficientes. Neste contexto, seu papel é de empreendedor: um líder que inspira a sua equipe de trabalho, clientes e seus fornecedores, em um clima de oportunidades com uma saudável e recíproca prestação de contas. Diversão aparece!

Em suma, você é capaz de gerar abundância ao seu redor ao se constituir 100%  responsável por CAUSAR os resultados no seu negócio.

Agora o principal ingrediente para criar um contexto de abundância é sua mentalidade como empresário, como alguém que tem a capacidade de gerar abundância.  Para se impulsionar e se manter neste espaço, um coach é uma excelente alternativa.

Como qualquer treinador de um atleta de alto rendimento, um coach de negócios assessora ao dono da empresa para que defina metas pessoais e empresariais, específicas, alcançáveis, medíveis, relevantes e com prazos em um plano para alcançá-las (SMART); desta maneira então pode se tomar ações eficiente e por em prática atividades que lhe deem maior fortaleza, aumentar habilidades, objetividade, foco e feedback continuo para crescer de maneira continua.

Lembramos quando você determinou que iria iniciar um negócio:

Era um desafio muito grande, mas você se sentiu capaz de enfrentar.

Você foi disciplinado e perseverante

Estava comprometido a fazer o que era necessário para alcançar sua meta

Era inspiração para as pessoas ao seu redor

Tinha confiança em você mesmo.

Todos os dias aprendia algo para o seu negócio!

Estava disposto a aprender o que fosse necessário para crescer

Os contratempos foram uma oportunidade de adquirir experiência

Estava focado, atento e nada impediu que você iniciasse seu negócio

Você acredita que agora é diferente?

Tenho uma excelente noticia: Você segue sendo um empreendedor, só que agora tem maior experiência e mais recursos.  Por isso, agora mais que nunca seu compromisso para fazer crescer seu negócio requer que tome ações distintas as que te levaram a abrir seu negócio, a partir de um contexto de abundância:

  • Os contratempos são uma oportunidade para crescer
  • Defina suas metas pessoais e as de sua empresa, revise-as periodicamente
  • Aplique o conceito de metas SMART
  • Crie semanalmente um tempo suficiente para desenvolver suas habilidades gerenciais. (Aprender continuamente é sua primeira obrigação como dono)
  • Se você quer um alto rendimento, você precisa criar uma equipe e trabalhar em equipe
  • Desenvolver sua liderança eficientemente com um coach empresarial.

A escassez é a falta temporal de um recurso. Abundância é a capacidade que você tem para causar um resultado.

 Lembre-se, um negócio deve ser rentável e desde sempre você tem que se divertir com ele e não sofrer.  O que escolhe? Você é o dono.

Por ActionCOACH Sergio Palafox – México

 

Voltar