Zhou Qunfei (nascida em 1970) é uma empresária chinesa que fundou o touchscreen e fabricante da Lens Tecnology. Após o anúncio público de sua empresa no mercado Shenzhen ChiNext em março 2015, seu patrimônio líquido chegou a US $ 10 bilhões, fazendo dela a mulher mais rica da China.

Inicio da Vida e Carreira

Zhou Qunfei nasceu em 1970 em uma família pobre em Xiangxiang, na provincial de Hunan, China. Antes de Zou nascer, seu pai ficou cego em um acidente em 1960, e quando ela tinha 5 anos anos sua mãe morreu. Zou deixou a escola aos 15 anos e tornou-se uma trabalhadora migrante em Shenzhen, a zona econômica especial na província de Guangdong .
Em Shenzhen ela deliberadamente optou por trabalhar para as empresas perto de Universidade de Shenzhen, para que ela pudesse fazer cursos de meio período na universidade. Ela estudou muitos assuntos e passou nos exames para certificação em contabilidade, operações de computador, processamento alfandegário, e também tornou-se licenciada para a condução de veículos comerciais. Seu maior arrependimento foi não ter estudado Inglês.
Ela trabalhou para uma pequena empresa de fabricação de peças de relógio. Quando esse negócio dobrou, ela fundou sua própria companhia em 1993, com suas economias de HK $ 20.000. Foi seu primo que a encorajou a iniciar por conta própria, e seu irmão, irmã e dois primos ajudaram no negócio. Em 2001, ela teve sua grande oportunidade quando sua empresa ganhou um contrato lucrativo para fazer telas de celulares para o gigante de eletrônicos chinesa TCL Corporation. Zhou Qunfei disse que ao longo dos anos, ela tinha iniciado 11 empresas.

Lens Technology

Zhou Qunfei iniciou o fabricador de telas touch-screen  Lens Technology em 2003, e desenvolveu a empresa para ser o jogador dominante da indústria. Lens Technology  fornece telas sensíveis ao toque para os principais fabricantes de eletrônicos como Apple, Samsung Electronics, e Huawei. Os próximos Relógios Apple utilizará telas de vidro e cristal de safira de sua empresa. Em abril de 2015, a empresa empregava cerca de 60.000 pessoas.
Em 18 de março de 2015, no 22º aniversário da fundação de sua startup, Lens Technology começou a ser negociada no mercado de ações ChiNext da Bolsa de Valores de Shenzhen. As ações da empresa aumentou o limite diário do mercado por 13 dias seguidos, e seu patrimônio líquido quintuplicou durante o período para chegar a US$ 10 bilhões. Ela superou Chen Lihua, que era de US$ 7,1 bilhões, para se tornar a mulher mais rica da China.

Vida Pessoal

Zhou Qunfei casou-se com um ex-chefe da fábrica, teve um filho e divorciou-se. Mais tarde, ela se casou com Zheng Junlong (郑俊龙), um colega de fábrica de longa data que atualmente faz parte do conselho Lens. Eles têm uma filha.
Baseada na história de RAGS-TO-RICHES (trapos-à-riquezas), Zhou Qunfei foi saudada como uma inspiração para os milhões de trabalhadores migrantes na China. Em uma entrevista com Gansu Television, ela disse que o segredo de seu sucesso foi o desejo de aprender.
 
Fonte: Wikipédia.com