Tempo: recurso escasso, limitado e comum a todos. Independentemente das suas crenças, da sua conta bancária ou do seu negócio, seus dias têm 24 horas. E como você as têm usado? Têm feito seu tempo valer a pena ser vivido ou passa um dia após o outro sem avanços?

Dentro do âmbito profissional, vou pontuar 5 ações para que tenha uso do seu tempo com qualidade.

  1. Saiba quais são as atividades críticas para seu desempenho
    Tenha clareza daquilo que realiza na sua rotina profissional. Primeiro liste, especificamente, todas as suas atividades. Depois, classifique-as se Importante, Urgente ou Circunstancial. A especificação e classificação despertará você quanto mudanças e melhorias.
  2. Registre o uso do tempo
    Mensure os minutos gastos em cada atividade que faz. Você só pode melhorar algo se souber de onde sai e para onde vai. Você irá se impressionar com o resultado de algumas atividades.
  3. Saiba quem ou que são ladrões do seu tempo
    Telefonemas, e-mails, mensagens, colegas de trabalho, clientes, planilhas… Ladrões do tempo são atividades ou pessoas que, por falta de serem educados a não te atrapalhar, roubam preciosos minutos, várias vezes ao longo do dia. Você precisa educar-se e educar as pessoas que te cercam para evitar esse tipo de desperdício.
  4. Trabalhe com Planos de Ação
    É comum encontrar pessoas que, mesmo com muitas atividades a serem realizadas, fazem pouco. Se este for o seu caso, ou da sua equipe, a proposta de solução é trabalhar com Planos de Ação: O Que será feito, Quem fará, Quando fará, Como (especificamente) fará, Qual o resultado esperado. Funciona melhor do que se imagina.
  5. Tenha uma Agenda Semanal
    Não basta ter somente lista de atividades, é importante que distribua essa lista dentro das suas semanas de trabalho para que fique claro quando fará e quando deverá ter finalizado. Você não precisa sair atropelando as atividades somente na segunda-feira.

Por ActionCOACH Gustavo Winkelmann – Brasil

Voltar