Uma das perguntas mais frequentes que nos fazem é: “Como faço marketing no meu negócio quando não tenho dinheiro?” A má noticia é que se você está tentando fazer marketing nas redes sociais de forma gratuita, você ficará preso junto com todas as outras publicidades de negócios que também estão tentando fazer da mesma maneira.  A boa noticia é que você pode obter grandes resultados a um custo muito baixo se estiver disposto a investir um pouco do seu dinheiro para alcançar as pessoas e fazer com que elas venham até você.

1.Google AdWords

Todos querem estar na página principal do Google – Quero dizer, se seu site está na segunda página então a maioria das pessoas nunca vai te encontrar em uma busca genérica.  Inclusive em buscas mais específicas, seu site pode estar no final da primeira página baseado em publicidades de outros negócios que apontam sua área.  As principais razões  para utilizar Google AdWords são:

Está Direcionado

Você pode atingir os clientes relevantes ao seu negócio ao se dirigir a audiências específicas em sites específicos, com interesses específicos. Uma gama de opções permite-lhe saltar por tipos de páginas web, tipos de audiência ou marketing, quando e onde seja relevante.   Utilizar Google AdWords significa que é mais provável de ser encontrado por alguém que está buscando  o produto ou serviço que você oferece, quando eles necessitam.

É medível, Rende Contas, Flexível   

Google AdWords mostra quantas  pessoas notaram seus ads e a porcentagem de clique para visitar seu  site, ou de contatos feitos, etc. Com ferramentas de acompanhamento, você pode  até ver a quantidade de vendas  atuais que sua página está gerando como resultado direto de sua publicidade.

Obtém Entendimento

Você pode ver como estão funcionando seus ads em qualquer momento ao ingressar em sua conta de Google AdWords. Para economizar tempo, você pode acessar um resumo mensal listando todas as estatísticas chaves e os números importantes.

Você pode parar, Começar, Pausar, Testar

Lembra quando tínhamos os livros das Páginas Amarelas?  Tivemos que investir muito dinheiro só para ser competitivos e nos cansávamos com essa publicidade por 12 meses, sem saber se ia funcionar ou não. No Google AdWords, há a possibilidade de  refinar seus ads com ofertas distintas, testar novos termos de busca ou pausar sua campanha e recomeçar quando você queira.   Como ensinamos a nossos clientes: “Utilizar uma estratégia de testar e medir sempre te dará os melhores resultados.”

Você pode fazer publicidade local ou globalmente

Segmente seus ads para clientes de certos países, regiões ou cidades – ou dentro de uma distancia limitada do seu negócio ou loja.  Nós regularmente fazemos seminários de negócios e nos dirigimos a zonas dentro de 15 quilômetros de cidades específicas.

2. Facebook Ads

Uma vez que quase todo o mundo está no Facebook em algum momento durante o dia, gostamos de pensar nos Facebook Ads como uma nova versão do jornal local – só que melhor. Você pode disponibilizar para o Facebook um orçamento tão pequeno quanto R$20 ao dia e atingir um público muito mais dirigido para seu negócio. Também pode segmentar localizações, interesse, grupos de idade, sexo, etc.

Você pode ter um orçamento diário ou vitalício em sua publicidade.   Experimente com ambos métodos até descobrir  qual é melhor para você; somente confira o que está fazendo. Não coloque  um orçamento diário de R$300 para uma publicidade ser executada por 30 dias, quando realmente queria que esses R$300 fossem seu orçamento vitalício (ex.: só queria investir R$300 no total). Como podemos ver, o Facebook Ads pode ser de muito baixo custo (se o faz corretamente)  ou caríssimo se o faz errado.

O ponto é que muita gente não compreende e por isso não utiliza.  Se quer testar o Facebook Ads e não compreende, peça ajuda. Busque um especialista na área com boas referências – use a experiência dele para você.

3. Referências

Quem não gostaria de ter mais referências para seu negócio? Você tem uma estratégia de referência ATIVA para incentivar seus clientes atuais a indicarem seu negócio a outras pessoas?

Ter um programa de referência sólido pode ser a forma mais econômica de publicidade – Custa muito pouco organizá-lo e poderia ser a fonte de muitos lucros para seu negócio. Realmente depende de você organizar a estrutura do programa – seja oferecendo comissões, produtos gratuitos, flores, vinho ou uma cesta de brindes – ter um programa de referência sempre trará benefícios.

Então porque você está parado ainda? Escreva  a seus dez melhores clientes – Contacte-os – Peça-lhe um ou dois nomes de pessoas que poderiam se beneficiarem de fazer negócios com você.

 Seja Visto. – Quem não aparece é esquecido

Possuir uma pequena empresa pode consumir muito tempo, por isso muitas vezes as pessoas ou esquecem ou renunciam da oportunidade de sair e cheirar as rosas. Há uma variedade de maneiras diferentes de fazer networking para o seu negócio, incluindo almoços de negócios, seminários, e outros grupos dedicados a ajudar a espalhar o significado do seu negócio. Além disso, sobre o tema do networking, considere ajudar uma instituição de caridade ou outra organização comunitária ou aderir a um clube esportivo.

Rádio / TV / jornais / revistas locais estão sempre à procura de novos conteúdos. Seja uma notícia; compartilhe a história de sucesso de um cliente ou exiba um novo produto ou serviço. Certifique-se de escrever a cópia principal para eles e forneça imagens ou vídeo em alta qualidade, sempre que possível. Se todo o trabalho for feito, será mais provável que publiquem a sua história.

4. Folder por correspondência

Há demonstrações de que o envio de panfletos ou folders por correspondência funciona para alguns negócios. Um de nossos clientes – Um restaurante – experimenta um pico de vendas de 400% cada vez que lança o seu cardápio na correspondência local. O custo principal é a impressão de folhetos, e seu tempo para entregar. Seja metodológico e tenha uma estratégia para aonde e quando entregá-los. Não adianta entregar panfletos em residências se o seu objetivo são outras empresas. Nosso conselho é que você use um serviço (cerca de  3Km – 5Km por 10.000 folhetos – impressos e entregues) que é o melhor uso do seu tempo para fazer toda a caminhada.

  5. Mala direta

Credo! Que horror! – Outra estratégia nada digital… mas acreditamos que a mala direta poderia estar de volta. Um de nossos clientes usa este método para impactar seu público-alvo com uma grande oferta, e obtém trabalho sempre que executa uma campanha. Uma mala direta grande e diferente também atrai um público específico – vimos uma variedade de coisas que despertam a curiosidade de pessoas o suficiente para abrirem o pacote e lerem o conteúdo da carta – desde uma bússola (Não perca a direção do seu negócio); Bandaids (Você tem um curativo como uma solução para suas finanças?); até saquinhos de chá ou café (Tome uma xícara de chá de nossa parte enquanto ler esta carta). Use sua imaginação, seja criativo. Quanto mais direcionado você for, melhor.

Por ActionCOACH Steve Wanmer | Austrália

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