Com os meus anos de experiência eu aprendi que uma das coisas mais importantes para ser um bom líder é ter credibilidade. Um bom líder não impõe inspira. Embora haja de fato personalidades com tendências de liderança naturais, sempre nos questionamos se é essencial ter nascido com as características de personalidade necessárias para ser um bom líder ou se podemos desenvolvê-las.

De acordo com a definição do célebre empresário, consultor e escritor Peter Drucker no artigo Famous People >> Business People: “Um líder eficaz não é alguém que você gosta ou admira. É alguém cujos seguidores fazem o que ele diz. Popularidade não é liderança, resultados sim”.
Drucker também diz que o líder além de carisma deve ter 3 características.

  1. Autodisciplina para ouvir.
  2. Disposição para comunicar e se fazer entendido.
  3. Redesenhar erros e subordinar seu ego à tarefa.

Um bom líder deve saber como a tomar as melhores decisões para a equipe, embora uma decisão impopular. Você deve ter seguidores fazendo o que deve ser feito, mas sempre agindo com responsabilidade e dando o exemplo.
Existem líderes que influenciam os outros pela autoridade de seu cargo, também há líderes que alcançam o poder obtendo seguidores por causa de suas habilidades pessoais e técnicas combinadas com seu carisma.

De acordo com David Fischman, autor, consultor, conferencista internacional e criador de uma escola de liderança empresarial, “O líder nasce com algumas habilidades e se faz com o trabalho, autoconhecimento, estudo, experiência, otimismo, disciplina e serviço.”

Se as características não são desenvolvidas adequadamente, o papel do líder será limitado. No entanto, com uma boa preparação a maioria das pessoas pode conseguir desenvolver uma grande liderança.

Aqui estão algumas dicas para começar a construir sua liderança.

  1. Aceite que você é um líder e defina quais são as características que você deve ter para conseguir ser um bom líder.
  2. Se identifique com alguém que você admira como um líder.
  3. Faça um plano de ação com atividades bem definidas.
  4. Determine em quanto tempo você quer realizar sua partida.
  5. Meça os resultados para ver se as suas expectativas coincidem com seu progresso.
  6. Esclareça seus objetivos e o que você quer.

Em conclusão, podemos dizer que, embora se nasça com as qualidades de um bom líder é necessário ter a preparação adequada para que a liderança não seja limitada. Todos nós podemos ser um líder, desde que nos proponhamos, haja interesse e contemos com o apoio e os recursos necessários para desenvolver a liderança.
ActionCOACH através dos seus vários programas oferece a oportunidade para que todos possam ser um excelente líder lembrando que nossa visão é:
“Abundância Mundial através de re-educação no negócio.”

Por ActionCOACH Antonio Villarroel | Chile

Voltar