Jan Koum ucraniano ( Ян Кум ; nascido 24 de fevereiro de 1976) é um empresário da Internet e engenheiro de software. Ele é o CEO e co-fundador do WhatsApp (com Brian Acton), um aplicativo de mensagens móveis que foi adquirido pelo Facebook Inc. em fevereiro de 2014 para US $ 19 bilhões.

Em 2014, ele entrou na lista Forbes dos 400 americanos mais ricos na posição 62, com um valor estimado de mais de sete bilhões e meio de dólares.

Koum nasceu em Kiev, Ucrânia. e cresceu em Fastiv, nos arredores de Kiev. Aos 16 anos se mudou com sua mãe e avó para Mountain View, Califórnia, em 1992, onde um programa de apoio social ajudou a família a obter um pequeno apartamento de dois quartos. Seu pai tinha a intenção de se juntar à família mais tarde, mas manteve-se na Ucrânia. No início a mãe de Koum trabalhava como babá enquanto ele trabalhava como auxiliar de limpeza em uma mercearia. Aos 18 anos se interessou por programação. Matriculou-se na Universidade de San Jose e, ao mesmo tempo, trabalhou na Ernst & Young como um verificador de segurança.

Aos 21 anos, em 1997, Jan Koum pisou em seu primeiro grande degrau rumo ao que seria seu futuro, ele foi contratado como engenheiro de infra-estrutura do Yahoo, onde trabalhou com aquele que viria a ser seu sócio na criação do aplicativo que mudaria sua vida e a forma como nos comunicamos hoje, Brian Acton, eles trabalharam no Yahoo durante 9 anos

Em setembro de 2007 Koum e Acton deixaram o Yahoo e tiraram um ano sabático, viajando pela América do Sul e jogando Frisbee. Ambos se tentaram trabalhar no Facebook e falharam, grave bem esse ponto da história.

WhatsApp?

Em janeiro de 2009, ele comprou um iPhone e percebeu que a então com sete meses de idade App Store estava prestes a criar uma indústria inteiramente nova de aplicativos. Ele visitou seu amigo Alex Fishman e os dois conversaram por horas sobre a ideia de Koum para um aplicativo na cozinha de Fishman. Koum não demorou para escolher o nome de seu aplicativo, na verdade isso foi quase que imediatamente, o famoso WhatsApp foi escolhido pois soava como “e aí, o que acontece” (no português literal), e uma semana após seu aniversário, 24 de fevereiro de 2009, Kaum registrou o WhatsApp Inc., na Califórnia, para a alegria geral da humanidade.

O WhatsApp tornou-se popular em pouco tempo, e isso chamou a atenção de Facebook. O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg entrou em contato com Koum na Primavera de 2012. Vamos abrir aspas nesse ponto do texto ” 3 anos antes Koum estava tentando ter seu currículo aprovado no Facebook e em 2012 ele recebeu uma ligação do CEO e proprietário da Rede Social Facebook.”

Os dois começaram a se reunir em um café em Los Angeles, Califórnia, e em seguida, começou uma série de jantares e passeios nas colinas do Vale do Silício.

Em 9 de fevereiro, Zuckerberg convidou Koum para jantar em sua casa, e propôs formalmente a Koum um acordo para integrar o conselho do Facebook.

Koum foi de um ponto alto a outro. Sua história é inspiradora e mostra que não há limites ou barreiras sociais quando uma pessoa se prontifica a sonhar e a lutar por seus sonhos.

Fonte: Wikipédia.