80% das PMES não conseguem cumprir o seu 5º aniversário. 90% fecham antes do 10º ano.
Por quê? Há 3 razões principais:

  1. Ficaram sem dinheiro.

Seja por um marketing mal feito ou por uma fraca gestão de fluxo de caixa, quando o dinheiro acaba não há maneira de continuar. Para evitar isso, comece por medir o ROI de seu orçamento de marketing. Eu tenho ajudado muitos empresários a perceberem que o seu marketing atual não é nada mais do que um desperdício do seu dinheiro. Em segundo lugar, o entendimento básico das finanças da empresa para prestar atenção nos lugares onde o dinheiro pode estar escondido e evitar a má gestão do seu dinheiro. Não há necessidade de ser um contador, mas o proprietário de uma empresa que não sabe o básico de finanças da empresa está pisando em águas perigosas.

  1. Desacordos de sócios.

Tudo começa muito bem, mas no meio de uma sociedade coisas podem dar errado. Muitas empresas fecham devido a conflitos de sócios. Quando se entra em uma sociedade é preciso se certificar de que as regras do jogo sejam claras. Além disso, assegure-se de que ambos têm uma visão alinhada e operam com valores semelhantes. Finalmente, você tem que compreender os diferentes tipos de comportamentos na sociedade. Muito provavelmente você vai atrair pessoas que são diferentes de você, no entanto, se complementam. Se você não tem uma compreensão dos diferentes tipos de comportamentos, você pode acabar se decepcionando quando as pessoas não tomam decisões, pensam ou reagem como você.

  1. Os proprietários acabam se cansando.

Normalmente, após vários anos de tentativas e erro e falhas frustrantes, muitos empresários simplesmente jogam a toalha. Simplesmente desistem. Pode ser que retornem ao seu mundo corporativo ou fechem o seu negócio para abrirem outro na esperança de obter melhores resultados. Para evitar isso, certifique-se de continuar aprendendo e aumentando suas habilidades nos negócios. Contrate um coach para ajudá-lo a tomar melhores decisões e fazer você ver seus pontos cegos. Faça com que lhe informe, e lhe diga a verdade sobre sua liderança.
O jogo dos negócios é emocionante e desafiador. Não é para os fracos de coração. Saúdo a todos os empresários que estão lendo isso, e desejo-lhes todo o sucesso em seu negócio.

Por ActionCOACH Cynthia Wihardja | Indonésia

Voltar