No mundo dos negócios ouvimos muito para nos inspirarmos em cases de empresas de sucesso e transportarmos os aprendizados para nosso empreendimento. E realmente nos deparamos com histórias de superação, de desafios e exemplos de sucesso. Porém, como chegar nesse patamar tão almejado por um empreendedor?

Separamos algumas características que toda empresa de sucesso tem em comum para você que sonha em ter a sua própria. Lembrando que não existe uma fórmula padronizada para todas as situações. É preciso avaliar o contexto do seu negócio, as limitações e as oportunidades para definir quais dicas serão prioritárias para seu sucesso e quais podem ficar em um segundo plano.

1.     Pensamento lá na frente

É muito importante que seus esforços estejam voltados para o que acontece no dia a dia de seu negócio, porém você – como um bom gestor – precisa estar atento às metas que estabeleceu a curto, médio e longo prazo a fim de identificar possíveis ameaças ou oportunidades no seu cenário.

Um bom planejamento para diferentes prazos proporciona ao empreendedor uma visão ampla do negócio e contribui para as atividades rotineiras não perderem o foco dos resultados que precisam ser entregues.

2.     Valorização da gestão de pessoas

Investir na equipe que você tem é mais rentável do que ficar com uma alta rotatividade de funcionários. O alto turn over interrompe aprendizados e evoluções de tarefas e processos.

Por isso, é importante manter sua equipe bem treinada, atualizada com as mudanças do negócio e, principalmente, integrá-las na elaboração de estratégias e nas tomadas de decisão. Assim, elas passam a possuir alto nível de conhecimento do negócio, além de se sentirem parte do caminho que está sendo percorrido rumo ao sucesso.

3.     Constante reavaliação de investimentos

É muito importante ter em mente que seu negócio precisará de investimentos constantes. O investimento que fez quando abriu não será suficiente para sustentá-lo para sempre e te deixará distante de ser uma empresa de sucesso.

A questão é que sempre há lacunas que podem ser vistas como oportunidades para ganhar uma fatia de mercado maior ou mais rentável que a atual.

4.     Consciência do poder de uma marca de sucesso

A imagem da sua empresa é muito mais do que um nome, um logo e um slogan. É preciso que haja um trabalho denso de comunicação para consolidar o valor que você quer transmitir com seu negócio.

Com isso, sua identidade enquanto empresa irá se formando e contribuirá para ser lembrado pelos diferentes públicos da forma que se previu que fosse ao delimitar a visão da empresa.

5.     Inovação

A palavra da vez no mundo do empreendedorismo é inovação. Isso deve estar latente no dia a dia do empreendedor a partir do momento que compreende a dinamicidade do mundo dos negócios.

Faz-se necessário estar atento às mudanças de demandas para que possam ser incluídas inovações em seus produtos ou serviços, investindo no treinamento da equipe e na sistematização das tarefas  para melhorar a gestão.

Compartilhe com sua equipe os desafios e oportunidades do seu ramo e proponha atividades que estimulem processos criativos em busca de soluções inovadoras.

6.     Bons líderes

Todas as dicas acima só fazem sentido para alcançar o patamar de uma empresa de sucesso se for gerida por um bom líder. É de extrema importância o gestor estar sempre se capacitando em cursos de liderança, participando de processos de coaching objetivando se especializar, se atualizar em busca de melhores resultados.

O desenvolvimento profissional do líder está intimamente ligado ao clima organizacional, ao desempenho da equipe, aos resultados financeiros. Por isso, esteja sempre atento aos pontos que pode aprimorar. Persista em seus objetivos e estará mais próximo da performance que sempre sonhou.

Desafiador, não? São diversos pontos que trazem com eles tamanha complexidade para ser encarada na turbulência que são os dias de quem opta empreender. Porém, é possível estar apto para dar passos que contribuem para que você percorra o caminho do sucesso.

Por ActionCOACH Celio Melim | Brasil

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