Se “Serviço com foco no Cliente” ainda não é uma frase incorporada no vocabulário e DNA do seu negócio, é hora de começar a trabalhar nela!

A abordagem “com foco no cliente” é o que o mercado exige e se isso não estiver compreendido, seguirá já tarde por um caminho, no qual outros levam tempo. Em outras palavras, é necessário reorientar o que nós e nossos negócios precisamos para o que os nossos clientes e seus negócios precisam. Tudo se trata disso!

E como se traduz Serviço com foco no Cliente? Em compreender o seu negócio, ser proativo e oferecer conselhos fora do escopo do nosso trabalho, ajudá-lo a antecipar problemas ou enfrentar oportunidades, comunicar-nos e sermos sensíveis às suas necessidades.

Todos na equipe devem entender o nosso papel na prestação de serviço ao cliente e os procedimentos e práticas deve estar centrados em servir os interesses do cliente.

E como isso é feito? Implantando um programa de serviço ao cliente, com o compromisso de todos os envolvidos, gerenciando suas expectativas através de práticas sistemáticas, estabelecendo procedimentos para assegurar a participação dos clientes na solução de suas necessidades. Isto proporciona clareza e disciplina no processo e ajusta as expectativas das partes. Também é necessário fiscalizar o cumprimento destes procedimentos para avaliar o desempenho da nossa equipe.

Embora possa parecer longo e difícil, há três estratégias simples que você e sua equipe podem implementar imediatamente para alcançar um serviço com foco no cliente:

  1. Conhecer o seu cliente, saber tudo sobre o seu negócio, os principais jogadores e o que fazem, os desafios e oportunidades que enfrentam e facilitar a troca de informações dentro da equipe, para que todos estejam cientes das necessidades do cliente.
  2. Entender suas expectativas e redirecioná-las quando necessário, através de uma comunicação eficaz e oportuna.
  3. Empoderar o cliente e reorientar a sua abordagem, capacitando-os que através de nosso relacionamento com eles. Oferecer valor agregado faz parte vital de seu sucesso.
  4. Conecte-os com outros fornecedores de bens e serviços que possam precisar torna você em um recurso valioso para ser solicitado a partir de qualquer necessidade ou oportunidade.

Tudo isso faz a distinção de outros concorrentes, independentemente do ramo do negócio.

Por ActionCOACH Nelly Blanco |Panamá

 

Voltar