Em primeiro lugar, você precisa se perguntar, qual é o ativo mais valioso de sua empresa? Se você não disser que são os clientes, então você está enganando a si mesmo. Um negócio não é nada sem os clientes e o conhecimento dessa verdade é o primeiro passo!

Minha sogra uma vez me contou uma história sobre como precisamos “abraçar nossos clientes” e esse ensinamento ficou comigo desde então. Ela disse que não é mais suficiente apenas cuidar dos nossos clientes, agora é necessário fazer um pouco mais e “abraçá-los”. Pode parecer pouco, mas há uma grande diferença aqui.

Então, vamos discutir como podemos fazer isso. Aqui estão três coisas que podem ajudar na definição do seu serviço ao cliente, a fim de abraçá-los.

  1. Fornecer de maneira consistente. Este é, de longe, o mais importante dos três. Você deve investir tempo e esforço para construir os sistemas e treinar sua equipe para garantir que as ordens são sistematicamente processadas e que os serviços são entregues regularmente, de modo que os clientes possam voltar confiantes e até mesmo recomendar outros para comprar de sua empresa.
  2. Torne a compra fácil. Isso inclui tudo, desde a capacidade de atingir as pessoas “certas”, a navegação no site, o telefone e o protocolo de e-mail, até métodos de pagamento, opções de entrega e acompanhamento posterior da compra. Você deve fazer a sua “pesquisa de mercado” para garantir que a compra de seus produtos ou serviços é simples e satisfatória.
  3. Entregar o fator WOW. Faça o inesperado; não tem que ser grande apenas genuíno e diferente de seus concorrentes. Consulte a sua empresa para determinar as normas de base, e, em seguida, construir uma estratégia para a implantação de fatores WOW!

Estes três passos são importantes, mas sem os dois primeiros, o fator WOW é irrelevante.

Lembre-se, sem clientes – não há negócio.

 

Por ActionCOACH Greg Stonehocker | Canadá

Voltar