O que é vender para você meu amigo?  Eu digo que vender é ajudar profissionalmente, o seu cliente a tomar uma decisão positiva de compra, que satisfaça da melhor forma possível suas necessidades e expectativas. Neste material vamos alavancar sete passos importantes para se ter muito sucesso na arte de vender.

O primeiro passo fundamental para se ter sucesso em vendas, é ter uma metodologia que se aplicada a passos testados e medidos levam a um processo de vendas cada dia mais eficiente, eficaz e efetivo,  que possa ser replicado e aprimorado frequentemente. Se aventurar no mercado sem este item é extremamente perigoso, pois pode comprometer todo o futuro da organização e do profissional de vendas.

O segundo passo fundamental, é a capacidade de construir bons relacionamentos, dizem que oitenta por cento de todos os resultados que temos em nossos negócios esta diretamente ligado aos relacionamentos que construímos, se é ou não este número não importa, o que importa é que todos nós sabemos da importância de se construir bons relacionamentos, com clientes, fornecedores e no ambiente interno da empresa, pois todos os níveis contribuem para o sucesso nas vendas.

O terceiro passo para o sucesso em vendas, é a Humildade, considero esta uma qualidade fundamental para tudo na vida, e em vendas ainda mais, pois a humildade leva o indivíduo a entender que sempre terá algo a ser melhorado, a buscar a excelência diariamente, vale frisar que humildade é diferente de deixar-se ser humilhado, isso não é humildade.

O quarto passo importante, é um Estado mental positivo, este ponto esta ligado em primeiro lugar as suas crenças, existem basicamente dois tipos de crenças meu amigo, as crenças que te limitam e as que te fortalecem, as que te limitam são todas aquelas que te impedem de ir além, muitas pessoas acreditam que vender é enganar, enrolar ou ludibriar alguém, ou que não são, nem nunca serão bons vendedores, ou coisas similares, se de alguma forma ou algum momento estes tipos de crenças permearam seus pensamentos, livre-se delas, pois não estarão te ajudando em nada. As crenças que te fortalecem são todas aquelas que te levam a melhorar a cada dia, são aquelas que lhe faz acordar pela manha com um sorriso no rosto e a certeza que fará excelentes vendas naquele dia, e assim sucessivamente, são estas crenças que você deve alimentar a cada momento.

O quinto passo importante é o poder de ouvir, já se foi o tempo que bons vendedores eram aqueles faladores, hoje o bom vendedor tem a capacidade de ouvir atentamente, fazer as perguntas certas, que explorem a situação, os problemas, as implicações e as necessidades de solução do seu cliente. Assim ele pode apresentar a melhor solução, que contribui para construir o próximo passo.

O sexto passo é de construir um valor percebido junto ao cliente, cada dia mais nós como consumidores buscamos valor e não preço, buscamos soluções para nossas necessidades, e estamos fartos de empresas que se preocupam apenas em vender produtos baratos que não satisfazem nossas necessidades, e quando encontramos boas empresas e vendedores que se preocupam em nos atender com excelência e sanar da melhor forma possível nossos desejos chegamos no ultimo passo.

Criar clientes leais, isto é o que todas as empresas e vendedores deveriam ter em mente a todo momento, ter um cliente leal não quer dizer que ele irá comprar cegamente de nós, mas que nos terá como a primeira opção de compra, que mesmo pesquisando junto a nossos concorrentes nos dará sempre a oportunidade de dialogo e relacionamento, mas este nível de relacionamento é construído com um atendimento de excelência, antes, durante e no pós venda.

Meu amigo nosso objetivo é contribuir com o aumento dos seus resultados se você gostou deste material, comente abaixo e indique a seus amigos, um forte abraço e sucesso…

 

 

Por ActionCOACH Adam Nöckel | Brasil

Voltar