Em palavras mais práticas definiremos um Coach Empresarial como uma pessoa preparada profissionalmente com experiência em assuntos de negócios que supervisiona, auxilia e orienta-o no início do desenvolvimento e das mudanças que pretende fazer em sua empresa para potenciar os seus resultados.

Um Coach Empresarial ajuda a tornar claro seus objetivos e metas de negócio, irá ajudá-lo a desenvolver habilidades e adquirir os recursos necessários para operar seu negócio de forma consistente e com sucesso.

 Um Coach Empresarial vai reunir-se com você em uma base regular, pessoalmente ou por telefone, para discutir questões atuais que você enfrenta e vai enfrentar em seu negócio. Esta estrutura mantém você e sua empresa no caminho desde o princípio. Um Coach Empresarial irá desafiá-lo constantemente a avançar e persistir de forma inteligente em direção a suas metas e objetivos. Você vai ter uma visão clara e um profundo significado do que é criar os meios e recursos para alcançar o seu sucesso pessoal e o de sua empresa.

Normalmente, os Coaches Empresariais trabalham nas seguintes áreas:

  • Planejamento Geral: seu Coach trabalha com você na estabilização e desenvolvimento de seu planejamento estratégico, planejamento de seu marketing e vendas, gestão financeira e planejamento de assuntos administrativos e de equipe em geral.
  • Marketing e Planejamento Promocional: Seu Coach Empresarial irá ajudá-lo a desenvolver e implementar um plano ação promocional, um plano de publicidade e geração de leads que você mesmo irá escolher para que junto com sua sua equipe de trabalho implemente-o e colha bons resultados.
  • O planejamento financeiro: Nesta parte seu Coach irá ajudá-lo a entender e interpretar as demonstrações financeiras de sua empresa, a gestão do fluxo de caixa, estratégias de preços e planos de remuneração dos empregados. É importante mencionar que o seu Coach não é um consultor ou conselheiro fiscal.
  • Implementação de estratégias: Esta é uma das fases mais importantes já que a realização das estratégias que você e sua equipe definiram depende se executado de forma eficaz ou não. O seu Coach Empresarial irá guiar você e sua equipe de maneira regular, para ir executando o planejado e, assim, alcançar todas as metas e objetivos que você e sua organização definiram desde o início.

Ser um Coach significa que você assumirá o papel de gestor como um grande líder, que desafia e desenvolve as habilidades de seus funcionários para alcançar o melhor desempenho e, portanto, melhores resultados.

Abaixo vou destacar algumas das características distintivas das conversas do Coaching Empresarial:

  1. Um estilo colaborativo

O coaching pode ser tão inovador e poderoso que, na verdade, pode ter lugar entre pares e inclusive “de baixo para cima” com alguém mais “jovem” dando coaching a um “sênior”.

O Coaching é um processo colaborativo em que as pessoas têm claramente papéis definidos: o Coach é responsável por manter a conversa focada em:

  • Um objetivo claramente definido
  • Facilitar o pensamento de outra pessoa
  • Fazer acompanhamento do processo
  • Proporcionar feedback construtivo

O coachee é responsável por:

  • Gerar ideias e opções
  • Tomar medidas para alcançar o objetivo
  • Atuar e reportar o progresso.

É importante mencionar que uma das maneiras mais comuns de estagnar o coaching está em se confundir as responsabilidades. Por exemplo: quando o Coach adere a uma forma particular de fazer as coisas e começa a dizer ao seu cliente o que fazer.

  1. Concentre-se em objetivos e metas em vez de problemas

Outra definição de Coaching é uma que nos diz que existe uma “conversa centrada em objetivos” – o objetivo se define o mais rápido possível, e o resto da conversa é dirigida para o alcance do mesmo. Ao longo da conversa, o Coach vai manter em mente a seguinte pergunta: “Como é que esta discussão ajuda essa pessoa a atingir o seu objetivo?” Se a conversa perde de vista a meta, é da responsabilidade do Coach  colocá-la de volta no rumo certo.

Mesmo quando a conversa começa com um problema tão rapidamente quanto possível, o coach e cliente trabalham para definir a solução. O Coaching, então se concentra em como chegar a essa solução. Isso pode levar algum tempo para se acostumar, pois nossa tendência habitual é gastar muito tempo analisando o problema, o que causou isso e quem é responsável.

Um Coach não assume que isto é necessário, muitas vezes, tudo que se precisa fazer é definir claramente o que você quer que aconteça de forma diferente no futuro e trabalhar para isso.

  1. Faça perguntas em vez de dar conselhos ou instruções

Mesmo quando um Coach “sabe” a resposta a uma pergunta, normalmente ele vai perguntar a outra pessoa para suas ideias, em vez de dizer-lhe o que fazer. Isso ocorre porque um dos principais objetivos do coaching é facilitar o pensamento e fazê-los usar a sua própria criatividade e iniciativa. Se você disser a alguém o que fazer, você remover uma oportunidade de aprendizagem, enquanto condiciona-o a confiar em você como seu guia.

Isso pode ser difícil para os novos gestores, ou aqueles que têm muita experiência na área em que se encontram Coacheando – tentado a dizer a alguém como fazê-lo ou até mesmo fazê-lo sozinho pode ser irresistível! A capacidade de agir como um facilitador ao invés de um intérprete ou instrutor é uma das características de um excelente Coach Empresarial.

  1. Dê feedback observacional ao invés de fazer julgamentos

Os Coaches têm uma baixa tolerância para o mau desempenho, portanto oferecem o feedback de modo que seja mais susceptível de causar uma mudança de comportamento. Isso muitas vezes significa evitar pronunciar um julgamento a favor, dando feedback específico e observacional para ajudar as pessoas a analisar seu próprio desempenho e propor melhores opções para a próxima vez.

Portanto, é improvável que um Coach diga: “Você não conduziu muito bem essa reunião” – este é um julgamento vago que poderia significar qualquer coisa e imediatamente coloca a outra pessoa na defensiva. Em vez disso, o Coach pode perguntar: “Você viu o olhar do cliente quando você disse que não poderia mudar o texto nesta fase?” – Esta questão chama a atenção para as consequências de uma ação específica e convida a refletir sobre se seria melhor fazer as coisas de forma diferente no futuro.

Localize e se aproxime de um Coach Empresarial que tenha essas características e vontade e disciplina para fazer crescer o seu negócio, com a segurança de que os resultados tão sonhados serão alcançados.

 

 

Por ActionCOACH Victor Recinos | Colombia

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