Apreciando o caminho! Quando isso acontece o resultado visível, quando apreciamos o caminho, isso fica claro e possui um valor inestimável, nos tornamos pura emoção, gratidão e felicidade plena. Tudo volta a fazer sentido e se torna verdadeiro.

“Aproveite o caminho” (o mesmo caminho, que até um momento antes, lhe causava sofrimento)… Isso não é algo que nos é dado automaticamente, é algo que pode e deve ser construído. E uma das bases dessa construção sem dúvida é a confiança necessária para permitir (que alguém mais acomode as fichas que vão te fazer fluir e tirar o melhor de você) e, em seguida, dar o primeiro passo!

Parece simples, e É! É fácil? Não! Não é fácil!

Encontrar um tesouro não é fácil! Mas que felicidade quando você o encontra!

Ativar e viver o seu potencial não é algo automático ou fácil e, fazer isso em equilíbrio com todas as áreas da vida, menos ainda. Podemos dizer que esta é uma tarefa para mestres e lideres, mas mesmo para estes, este tipo de tarefa se torna um grande desafio.

Como Coach percebo que os mesmos desafios que temos em nossa vida pessoal/familiar, temos com os nossos clientes. Obter novos resultados não é fácil! Embora a fórmula seja simples e já a conhecemos, veja:

(SER X FAZER = TER):

Você deve ser a mudança, mudar seu ser! Devo mudar meu ser!

EU Devo mudar! Não posso dar nada além daquilo que tenho ou do que já vivi.

Então, como isso é feito? => Com a fórmula de Mudança:

=> (I x V x Pp) + S> Rc

E aqui já há uma ação (os primeiros passos, decisões) já começamos a “gastar nossa energia, recursos (material, emocional, intelectual) e isso provoca um aumento da Resistência à Mudança, então onde repomos a energia consumida por esta ação? De onde tiramos a energia para seguir?

 Qual é o combustível da Transformação do SER?

 1 – As Necessidades Criticas do SER Humano

  • Certeza (SER da Personalidade) (Ter – Fazer – I, V, Pp)
  • Certeza (SER da Personalidade) (Ter – Fazer – I, V, Pp)
  • Importância / relevância (SER da Personalidade) (nos sentirmos originais, especiais – Crenças)
  • Conexão e Amor (SER da Personalidade) (Intimidade, Amizade, Oração, Natureza, Família)
  • Conexão e Amor (SER ESPIRITUAL)
  • DAR (SER ESPIRITUAL)

É por isso que o coaching trabalha no SER. Você pode imaginar uma pessoa cujas crenças não a leva a lugar algum? Seu Mapa emocional sempre ser executado por crenças limitantes.

2 – Emoções “E – MOTION” = “energia em movimento”

A emoção que colocamos no que fazemos é a outra fonte de energia que transforma o nosso ser! Qual de todas as emoções / atitudes funciona como uma fonte inesgotável de energia?

Gratidão – O VIVER grato, sem essa atitude de gratidão, mais cedo ou mais tarde vem a desesperança, que é nada mais do que Sofrimento sem proposito => [D = S – P] (Desesperança = sofrimento sem – Proposito) e está causando o abandono, a paralisia, o não encontrar mais força e energia para continuar.  Quem vive no estado de “gratidão” é outro ser, um ser vitorioso, com outra natureza; muito maior, por sinal, em consciência e evolução, sem a natureza de vítima, amargurada e ressentida.

Então, ser líderes/Coaches e obter o potencial máximo do outro, permitindo que este brilhe e desfrute do caminho é um desafio especial. Do lado de fora é muito difícil impor sobre as pessoas que trabalhem em equipe, se queremos trabalhar com equipes para desenvolvê-las com alta performance, devemos liderar as emoções, nos tornarmos líderes  especialistas com entusiasmo e ajudar as pessoas a viver os valores de abundância que vivem as equipes de alta performance:

Quais são os valores dessas equipes de alta performance?

Generosidade, Humildade, Confiança, Emoção, Compromisso

O desempenho da equipe = Sistema x Valores => (Rend. = S x V)

O que faz a equipe forte e com energia são os valores

Os sistemas sozinhos não produzem nada, e grupos de pessoas entusiasmadas sem proposito, objetivos ou sistemas que devam seguir são como frango sem cabeça.

Ajudar para que todos possam desfrutar do caminho, significa trabalhar nestas dimensões complexas de valores, as emoções e proposito; com o máximo respeito e cuidado pelo SER da outra pessoa (não por seu “fazer”, seus sucessos ou erros, nem por seus resultados) permitindo assim um fácil fluxo da vida. A mudança de melhoria contínua para não ficar parado, mas crescer, e fazer com que os outros cresçam com um propósito que dê felicidade ao longo do caminho. Este é o maior desafio que podemos ter como Coaches. Todos nós merecemos viver essa lição e a boa notícia é que é possível.

Para conseguir o que merecemos (não o que precisamos). Devemos nos colocar neste caminho.

Então eu vos encorajo a viverem estes desafios, confiante de que geramos riqueza e receberemos a colheita da riqueza, em equilíbrio conosco e com o universo.

 

Por ActionCOACH Gullermo Doffo |Argentina

Voltar