Sua empresa oferece algo especial que a destaca da concorrência, ou é obrigada a competir em igualdade de condições? Uma boa parte dos empresários dirão que é impossível, e que a concorrência é seu maior problema, porque baixam os preços e prejudicam seu mercado.

Esta é uma das muitas crenças dos donos de negócios, que arranjam desculpas para justificar sua falta de iniciativa em busca de crescimento. Porém, os que entendem que os negócios devem ser diversão, e trazer mais vida para os seus donos, certamente conseguirão desenvolver a sua PUV, Proposta Única de Vendas e nunca mais precisarão competir por preços.

Uma boa sugestão para ter a PUV que vai tornar seu negócio estável e mais rentável, é investigar quais são as principais frustrações do seu público alvo, o que eles mais valorizam, e então desenvolva e ofereça uma solução sob medida que supere as expectativas deles. Inove e entregue algo único que gere entusiasmo, e faça com que as pessoas se sintam estimuladas a comentar sobre seu produto ou serviço.

Empresas com este diferencial inovador conquistarão aquele valor adicional que os clientes reservam, de uma forma especial, como pagamento ou premio somente para aqueles que têm algo mais a entregar. Se você conduzir seu negócio e seus clientes por este caminho, poderá ver a facilidade em elevar um novo cliente rapidamente pela “Escada da Lealdade”. Nesta escada, seu “Cliente Potencial” passará pelos sete níveis, atingindo a categoria de “Cliente Fã”, ou seja, aquele que faz a venda por você.

Serviço e atendimento é outro fator primordial para ser sempre lembrado e indicado pelos seus clientes, e um excelente atendimento tem a prerrogativa de fazer com que não se concentrem apenas no seu preço. Seja proativo, não espere até ter um problema para começar a se preocupar com seus clientes. Mantenha-se inovando, utilize sua energia criativa para manter seu “Fator WOW” em alta, porque sempre esperarão que você se supere. Valorize os relacionamentos com seus clientes e sempre tenha em conta os “Momentos da Verdade”, nos quais a impressão a respeito de seu serviço realmente conta.

Por ActionCOACH Amarildo Maciel |Brasil

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