A embalagem do produto é um elemento que, nas vendas, tem um peso muito importante dentro da cadeia de comercialização.

Eu realmente gosto muito da série “O Sócio”, um reality show no History Channel, no qual o investidor milionário, Marcus Lemonis, financia e/ou aconselha empresas em todo Estados Unidos. Um dos episódios é sobre uma empresa de produtos de limpeza orgânicos onde, simplesmente fazendo melhorias em suas embalagens e pôde o proprietário em menos de um ano aumentar suas vendas em 50%, embora, é claro, outros aspectos tenham sofrido ajustes.

Sabe-se que 41% da população é mais visual, portanto, usa e prefere visualizar imagens em sua mente para lembrá-las.

Qual a função da embalagem do produto?

Então, a função da embalagem do produto vai além de ser um recipiente do produto, é o principal elemento diferenciador do resto dos produtos que o cliente vê nas prateleiras. Portanto, milhares de dólares são investidos todos os anos em pesquisas sobre como as cores, o tipo de letras ou mesmo a forma do recipiente ou seu tamanho influenciam a decisão de compra.

Quando você entra em um supermercado e tem prateleiras cheias de diferentes marcas de produtos, você sabe o que leva você escolher um produto especifica? Certas características na embalagem do produto fazem com que ele se destaque acima dos demais, como cores atraentes, logotipo impressionante, marca bem definida e visível. Em outras palavras, está bem diferenciado.

Se você não conhece o produto, qual é a primeira coisa que você faz? Lê o rótulo. Assim, a embalagem do seu produto, bem como atraente, deve conter qualquer explicação que facilite a vida do consumidor. É hora de ser criativo o suficiente para atrair os clientes. É uma boa ideia procurar a ajuda de um especialista nesta área.

Além disso, a embalagem do seu produto deve ser funcional. Não é útil ter um contêiner atraente, que tenha todas as suas especificações, mas que seja muito difícil de abrir, ou muito pesado, que não feche bem depois de aberto, ou que se quebre facilmente deixando inútil seu conteúdo.

Tão importante é cuidar da qualidade do produto como é apresentado aos consumidores. Se você seguir as diretrizes que lhe dei, não precisará estar sob o olho atento de Lemonis, para fazer da embalagem do seu produto, uma poderosa ferramenta de venda.

 

Por ActionCOACH María Inés Morán | México

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