Robinson Shiba, conhecido como um dos tubarões do programa Shark Tank Brasil tem formação em odontologia e resolveu abandonar o consultório para empreender em um restaurante de fast food, o China in box.

O que acaba passando desapercebido por muitos é que Robinson inovou totalmente em uma época onde não havia restaurantes Delivery e a comida não era servida em caixinhas e é exatamente por isso que a sua história deve ser conhecida e deve servir de inspiração para mais empreendedores.

De apaixonado por futebol, a ajudante em loja de materiais de construção, a pai e Dentista, a Dono da China in Box

Robinson é descendente de japoneses, nasceu em Maringá no Paraná, mas foi aos 3 anos para São Paulo com sua família a convite de seu avó, que chamou seu pai para uma sociedade em uma loja de materiais de construção.

Desde a sua infância, então vivida em São Paulo, no fundo da loja de materiais de construção do seu avô, Shiba aprendeu a acreditar firmemente em tudo que fazia ou iria fazer, desde jogar futebol até lutar judô e com esse pensamento se dispunha sempre a entregar o seu melhor.

Começou a ajudar desde cedo na loja de seu avô, mas acabava quebrando algumas regas, Shiba gostava muito de jogar futebol e nesse seu amor por futebol acabava alongando a hora de almoço dos funcionários com partidas de futebol que terminavam apenas quando ele ganhava. Essas partidas de futebol eram motivo de muito puxão de orelha de seus avós e mãe, e de conselhos amorosos de seu pai. O pai de Shiba com muita sabedoria motivava o filho, dizendo sempre o quanto acreditava nele e que sabia que ele seria alguém na vida.

Essa presença paterna forte continuou auxiliando nas escolhas de Robinson que assim como seu pai ser formou em Odontologia. Com notas não muito boas, Shiba continuava a receber puxões de orelha e alertas da mãe e conselhos cercados de incentivo do pai.

A escolha que mudou a história de Robinson Shiba…

Foi nesse tempo que Robinson aceitou o desafio de sair do Brasil e fazer uma viagem os Estados Unidos com um amigo. Eles conseguiram um emprego e acabaram ficando por lá durante 1 ano.

Nesse um ano eles descobriram a comida chinesa em caixa e tiveram a brilhante ideia de desenvolver um negócio similar no Brasil, pois até então a única comida servida em caixa no Brasil era a pizza.

Robinson voltou para o Brasil cheio de ideias e euforia, mas a pedido do seu pai retomou os estudos de odontologia e no ano em que se formou Shiba virou pai do Rafael.

Agora como dentista e pai só faltava para ele montar o seu negócio, porém sua ideia foi postergada pelo momento econômico que vivia o Brasil no Governo Color.

Finalmente China in Box…

Depois de muito postergar, finalmente Shiba conseguiu abrir seu restaurante delivery – o primeiro no Brasil – para isso ele vendeu dois consultórios de odontologia e contou com a ajuda do seu pai, que vendeu um apartamento.

A inauguração da primeira loja China in box aconteceu no dia 08 de outubro de 1992. Por ser uma ideia totalmente nova, o China in Box acabou sendo confundido com box para banheiro, o que provoca riso em Shiba até hoje.

Depois de um ano Robinson Shiba estava montando a segunda loja com os recursos da primeira. E em 1994 ele já tinha 4 lojas. O próximo passo de Shiba, motivado por clientes interessados obter uma franquia, foi franquear a loja, .

No fim de 1995 Shiba tinha mais de 70 lojas franqueadas.

Hoje Shiba tem 220 lojas entre as marcas China in box e Gendai de comida japonesa e também é dono do Grupo Trend Foods. Ele tem ao seu lado 4.500 colaboradores trabalhando na rede e 160 franqueados com faturamento em torno de 300 milhões. Além de ser o marido da Márcia e o pai do Rafael e da Sabrina.