Liderança de alto desempenho é um dom? Um talento divino? Ou é algo que pode ser desenvolvido?

Essas perguntas têm sido feitas ao longo das últimas décadas por pessoas que se deparam com o desafio de liderar. Ao longo dos últimos anos tenho me dedicado a estudar comportamentos, características e competências encontradas em líderes de sucesso. Confesso que a impressão inicial é que estas pessoas, já trazem consigo uma série de aptidões que torna fácil o desafio de liderar.

Porém quando nos aproximamos e aprofundamos nosso estudo, fica evidente que líderes de alto desempenho pagam um alto preço para ter êxito. Na maior parte dos casos são pessoas extremamente disciplinadas, que dedicam horas para o estudo diariamente, praticam seus aprendizados, se auto avaliam com frequência e abrem mão de muitas coisas para poder atingir um estado de excelência.

Para algumas pessoas é mais simples pensar que liderar é um “talento divino”; pois dessa forma, não é necessário pagar o preço para desenvolver as características que não possuem. Concordo que existam características comportamentais, trazidas em nossa genética que podem facilitar o desafio de liderar, porém, acredito que se houver atitude e apoio, até aqueles que não possuem tais características, podem exercer uma liderança de alto desempenho.

Conheça os 3 C’s da Liderança de Alto Desempenho

Se você acredita na liderança de alto desempenho como algo que pode ser desenvolvido. Apresento um método muito simples que pode ajudá-lo (a) nessa caminhada, são os 3C’s da liderança:

Conhecimento: Tudo que você precisa saber sobre liderança já foi dito ou escrito por alguém. Mantenha um processo contínuo de busca pelo conhecimento. Dedique-se a estudar líderes talentosos e entenda como estes desenvolveram tais talentos.

Competência: Conhecimento só gera valor quando aplicado. Pratique seus aprendizados e desenvolva a habilidade de utilizar o conhecimento. Estabeleça quais competências você ainda não possui e crie um plano de desenvolvimento individual.

Comportamento: Busque se aproximar de líderes bem-sucedidos. Descubra quais são os comportamentos que esses líderes normalmente cultivam, passe a exercitá-los diariamente e quando menos esperar estes farão parte dos seus hábitos.

Por ActionCOACH Vinícius Carvalho/ Brasil

Voltar