Por  ActionCOACH Andrés Zawadzki / Costa Rica

Definir prioridades nos ajuda a atingir nossos objetivos, aproveitá-los e aumentar nosso bem-estar.

Muitas vezes, quando começamos nossa jornada, temos muitas coisas para fazer e, à medida que o dia avança, outras coisas aparecem. Isso nos faz ter que escolher o que fazer ou com quem trabalhar.

Essas decisões nos custam trabalho, geramos estresse e muita angústia para tentar não ser ruim com ninguém. Então, em vez de avançar, é cada vez mais difícil para nós tomar decisões, e tudo parece ser uma prioridade.

Mas podemos aprender a fazer isso, e a primeira coisa que precisamos é da força de vontade. Assim como quando decidimos começar a nos exercitar ou iniciar uma dieta, para fazê-lo continuamente e ao longo do tempo, devemos ter o nosso próprio compromisso e que a força de vontade para não desistir.

Uma vez que estamos comprometidos, faça uma lista de todas as suas atividades todos os dias e identifique quais terão uma consequência grave ou importante se você não ss fizer no mesmo dia. Estas são as atividades que, se você não tem tempo para fazer os outros, você deve garantir que elas sejam cumpridas no final do dia. Então, priorize de acordo com as atividades que podem ter pequenas conseqüências, mas faça ou adie-as para o dia seguinte, atividades que possam ser delegadas a outra pessoa e, finalmente, aquelas que simplesmente as façam por prazer ou que nada aconteça se nunca as faz.

Lembre-se, você precisa da sua força de vontade para fazer isso todos os dias e cumprir sua agenda para o dia de acordo como você mesmo definiu. Mantenha-se firme fazendo isso por pelo menos um mês, e você perceberá que seu dia a dia será mais eficiente, o que melhorará sua qualidade de vida.