Por ActionCOACH Carlos Treviño / México

Caro leitor, você certamente se perguntará como um dos homens mais ricos do mundo conseguiu se tornar em tão pouco tempo. Embora Warren Buffett seja um homem muito inteligente e competitivo, ele não ficou rico da noite para o dia. Ele começou de baixo, investindo US $ 105 mil, que amigos e familiares confiavam nele.

Sua ex-esposa Mary Buffett, em seu livro Buffettología, resume os grandes segredos da forma bem sucedida de Warren de “investimento com uma perspectiva de negócios”, como segue:

  1. Só investir a longo prazo em empresas, cujos ganhos futuro, razoavelmente pode-se prever..
  2. Você viu que o tipo de empresas cujos lucros podem prever, razoavelmente, geralmente têm excelentes expectativas a seu favor. Isso permite que a empresa ganhe muito dinheiro que pode ser investido comprando novas empresas ou melhorando a lucratividade da grande empresa que forneceu todo o capital com o qual começou.
  3. Estas grandes expectativas  são colocadas muitas vezes, evidenciadas, pelos grandes dividendos para os acionistas, grandes lucros, a presença de um “monopólio do consumidor” e uma direção que opera tendo em conta os interesses económicos dos acionistas.
  4. O preço pago por uma ação determinará o retorno que pode ser esperado do investimento. Quanto menor o preço, maior a lucratividade. Quanto maior o preço, menor a lucratividade.
  5. Ao contrário de outros profissionais de investimento, Warren escolhe o tipo de empresa em que gostaria de estar e, em seguida, permite que o preço das ações e, portanto, sua taxa de retorno esperada, determinem a decisão de compra.
  6. Percebeu que investir o preço certo em certas empresas com economias excepcionais a seu favor produz, a longo prazo, uma taxa de retorno anual de 15% ou mais.
  7. Warren encontrou uma maneira de receber dinheiro de outras pessoas para poder administrá-lo e tirar proveito de sua experiência em investimentos. Isso foi realizado através do estabelecimento de uma parceria de investimentos e, posteriormente, da aquisição de companhias de seguros.

Eles vão perguntar o que é um “monopólio do consumidor”. Esta é a característica distintiva de algumas empresas que as tornam atraentes para os compradores, de tal forma que criam laços de união com a empresa e com o produto que vendem.

Onde encontrar essas excelentes empresas?

Se você for ao supermercado, tente nomear os produtos da marca que você deve encontrar lá, para que você não prefira ir a outro lugar para fazer suas compras. Esses produtos levarão você a empresas que desfrutam de monopólios de consumidores, altos retornos sobre seu capital e ótimos resultados para seus proprietários.

Outras empresas de interesse são a chamada “ponte de pedágio” para chegar ao outro lado, o consumidor tem que passar e pagar. Um exemplo disso são empresas de publicidade, como um jornal único em sua cidade.

De especial interesse são aquelas empresas que fornecem serviços repetitivos que não requerem produtos ou pessoal qualificado.

(Se você deseja receber uma lista de 54 empresas nas quais Warren Buffett investiu, escreva para carlostrevino@actioncoach. teremos o prazer de enviá-lo para você gratuitamente.)

Quando você quer se aventurar em investimentos no mercado de ações, faça isso com a perspectiva de negócios com a qual Warren investe. Prepare, estude e domine este jogo de investimento em vez de arriscar grandes somas do seu dinheiro em um mercado desconhecido.

(Artigo publicado na revista Monterrey Magazine)