Por  ActionCOACH Vanderlei García / Brasil

Fãs Incondicionais são clientes que estão tão entusiasmados conosco que eles não apenas contam a todos os seus amigos e colegas sobre nós, mas os enviam para nós e nos ajudam a vender.

É um fato alarmante na vida dos negócios no Brasil que gastamos seis vezes mais para atrair novos clientes para nossos negócios do que gastamos para fazer a venda e, de modo geral, atender nossos clientes ativos para que eles continuem conosco e não nos troque por nossa concorrência. Só para adicionar outro fato alarmante, 68% dos clientes que param de comprar de uma empresa o fazem simplesmente por causa de uma indiferença percebida, você não fez nada de errado, o cliente no entanto pensa que você não se importou o suficiente!

Como você demonstra que “você não se importou o suficiente”? Bem, você pode ser de muitas pequenas maneiras, você se esqueceu de agradecer, não lembrou seu nome, esqueceu de oferecer algo extra, ou de falar que tal acessório seria perfeito para a rotina dele, demonstrando conhecimento ou qualquer uma das dezenas de outras pequenas indiferenças percebidas que seus concorrentes podem capitalizar.

Dicas simples para transformar seus clientes em fãs do seu negócio.

Aqui estão algumas dicas simples que você pode introduzir em seu negócio hoje mesmo, e que vai ajudá-lo a manter os seus clientes retornando para o seu negócio, trazendo seus amigos com eles e, geralmente, gritando o seu nome em cima dos telhados, dizendo às pessoas que eles perdendo algo maravilhoso se não estão fazendo negócios com você!

  • Envie-lhes cartões de agradecimento
    • Venda-lhes tudo o que precisam para obter o máximo de benefício em sua compra
    • Use seus nomes com frequência
    • Ligue para eles apenas para ter certeza de que tudo está bem
    • Convide-os para vendas especiais. Disponíveis somente para alguns clientes privilegiados e excepcionais
    • Chame-os quando algo novo, que você sabe que eles vão gostar, chegar à sua loja.
    • Peça-lhes sugestões sobre como você pode melhorar seu serviço para eles
    • Faça acompanhamento de novo e de novo
    • Prometa pouco e entregue mais do que você prometeu

Nenhuma dessas coisas é difícil, elas começam com você e você deve pregar pelo exemplo, porque sua equipe de trabalho faz tudo o que você faz. Se você realmente se importa com seus clientes, eles se importarão como você e o ajudarão a expandir seus negócios.