Por ActionCOACH Marisol Arzate / El Salvador

Em uma linda manhã do mês de Julho, euquanto caminhava realizando meus exercicios matinais, comecei a analizar e questionar. Como um, objetivo específico, poderia ser alcançado para transmitir informações eficazes durante as reuniões realizadas no início da semana aos colaboradores aproveitar ao máximo o tempo e ser capaz de persuadir as equipes de trabalho, já que o considero um tópico muito importante. Como Coach, pude observar na maioria das empresas Coacheadas, que meus clientes me perguntam como fazer com que seus subordinados façam as indicações, quando se encontram com suas equipes de trabalho, por isso sugeri as seguintes:

 

Fazer uma apresentação eficaz requer preparação mental. Ensaiar o seu roteiro é uma coisa, mas colocar-se no bom humor acima do ponto de poder antes de começar a reunião é importante.

A apresentação pode ser uma maneira poderosa para comunicar a sua mensagem a um grupo e se engajar em um diálogo bilateral. Executivos usam apresentações com o objetivo de persuadir os participantes a tomarem uma determinado forma de ação, transmitir informações, oferecer um fórum para discussão, descobrir como as pessoas reagem a uma situação ou idéia, alcançar um compromisso, envolver pessoas na resolução de problemas.

Primeiro de tudo, defina seu objetivo:

O objetivo da sua apresentação é o resultado que você deseja obter: persuadir, deliberar, convencer, dar feedback ou vender. O objetivo deve orientar o desenvolvimento da apresentação. Comece fazendo as seguintes perguntas:

Qual é o propósito desta apresentação?

O que eu quero que meu público faça como resultado?

Quero informar, persuadir ou vender?

Quero que meu público entenda, aprenda ou aja?

Quero que meu público se comprometa?

Tudo o que é supérfluo, distrair ou interferir deve ser omitido.

Depois de ter analisado cuidadosamente o seu objetivo, você deve decidir o que quer dizer à sua equipe de trabalho, o que nem sempre é fácil, mas você pode considerar o seguinte:

Estágio 1: defina a mensagem principal

Estágio 2: identifique os argumentos que respaldam sua mensagem.

Estágio 3: Identifique quando é importante obter participação, reações e concordância ou a convicção da equipe.

Você deve esclarecer e inspirar, fazer apresentações persuasivas não é apenas sobre entusiasmo e usar o PowerPoint, requer habilidades concretas que mantenham o seu público interessado e envolvido.

  • Prepare uma apresentação eficaz adaptada ao seu público e ambiente.
  • Faça uma apresentação eficaz que gere ação.
  • Abordar as questões e manter as pessoas focadas durante a apresentação.

Existem muitos tipos de apresentações, cada uma projetada para atender necessidades específicas. Alguns exemplos são:

  • vendas
  • demonstração do produto
  • relatório de progresso
  • Persuasão
  • plano de negocios, estratégia etc.

No entanto, seja qual for o seu propósito, não use uma apresentação para bombardear seus colaboradores com um acumulo de informações. As pessoas se lembram de alguns detalhes do que é dado a elas em uma apresentação. Você pode usar uma apresentação para relatar uma mudança ou uma iniciativa, mas recorra à comunicação por escrito ao fornecer os detalhes. Você também deve adaptar sua apresentação aos seguintes fatores:

  • Tamanho do público
  • Formalidade da situação
  • Regularidade da reunião (uma vez, ocasional, frequente)
  • Hora do dia e outros detalhes da ocasião.

Quanto tempo debe durar uma apresentação?

Muitas vezes, você deve ajustar sua apresentação para uma programação agendada. Por exemplo, posso dar 30 min. Em outras palavras, você controla seu tempo e pode determinar a duração ideal de sua apresentação. Faça sua apresentação durar o tempo necessário para transmitir sua mensagem de forma clara e completa, é melhor apresentar menos pontos e apresentá-los bem, ao final deixe tempo para perguntas como uma forma básica de gentileza.

Ao organizar a apresentação, identifique as oportunidades de usar recursos visuais para que suas ideias sejam compreendidas e fixadas na mente do seu público. Cada pessoa tem um estilo preferido para aprender, mas a maioria aprende melhor com os recursos visual do que apenas a palavra falada.

Levar em consideração os seguintes resultados:

As pessoas adquirem 75% do que conhecem pela visão, 13% pelo ouvido e 12% pelo tato e pelo olfato. Uma imagem é três vezes mais eficaz na transmissão de informação do que palavras sozinhas, palavras e imagens juntas são 6 vezes mais eficazes do que palavras sozinhas.

Lembre-se, no entanto, que quando o público está atento aos recursos visuais, eles não estão observando você, portanto, mantenha-os com moderação. Não use slides carregados com textos, é preferível que você aprenda bem o seu discurso, use apenas palavras-chave que lembrem as informações que deseja transmitir e, por fim, faça muito contato visual com seus colaboradores.

Esquema de apresentação:

Introdução:

Anuncie seu propósito.

Exponha, previamente, os pontos principais.

Motive seu público a ouvir.

Seção principal:

Expresse os principais pontos da sua apresentação.

Conclusão:

Resuma seu conteúdo

Convide o público a agir, colocar em prática.