Trabalho com muitos clientes que se sentem sobrecarregados e fora de controle. Eles acreditam que a mentira de que se eu tivesse mais tempo, ou se gerenciar melhor o seu tempo, eles perderiam esse sentimento. O fato é que os sentimentos avassaladores têm sua origem na falta de clareza sobre o que é melhor. Quase todo mundo tem mais a fazer do que tempo para fazê-lo. E se você não tem clareza sobre o que é mais importante, então você se sentirá sobrecarregado e indeciso, e você não terá o foco enquanto tenta alcançar o que decide fazer. Outro mito comum é que podemos realizar várias tarefas. A verdade é que apenas uma coisa pode ser feita de cada vez. Você pode ser o professor a mudar de uma coisa para outra rapidamente e pular de uma tarefa para outra, mas a qualquer momento você está fazendo apenas uma coisa.

Portanto, a chave para perder o senso de sobrecarga é determinar o que é mais importante para você, e isso, por si só, exige um investimento do seu tempo. Mais uma vez, a sensação de opressão e fadiga é mais difícil quando estamos realizando ações inconsistentes com nossos valores e crenças mais profundos. Então, como você pode determinar o que é mais importante?

Encontre um lugar tranquilo, talvez na floresta, junto ao mar ou a um lago, ou mesmo no seu parque. Relaxe e respire profundamente, e use sua imaginação para projetar-se no tempo em direção a um evento futuro. Veja-se viajando em um belo automóvel e deixe-o neste evento. Veja-se caminhando nesta grande sala formal. Tenha em mente que todos os seus amigos estão lá e muitos de seus parceiros mais leais. E há membros da sua família, também, todos reunidos para este evento. Você percebe que a atenção de todos é direcionada para a frente da sala, para um grande recipiente retangular. É uma caixa e você está nela! É o seu funeral, e todo mundo que se importa com você está lá. E eles estão se revezando, falando sobre sua vida e o que você significa para eles.

Agora responda a esta pergunta: O que você quer ouvir sobre você? E o que você quer que os outros na sala pensem de você? Escreva isso. Comentários de sua família, seus colegas de trabalho, da igreja e seus velhos e novos amigos. Agora você está adquirindo um verdadeiro sentido do que é mais importante para você.

Esta é a lição. E vem na forma de outra pergunta: você está planejando e escolhendo as atividades e projetos que criarão os comentários e pensamentos que você quer ouvir nesse caso?

Agora capture e revise a totalidade de “seus feitos” em uma única lista e revise-os à luz do que acabou de aprender. Se você seguiu minhas instruções, estará mais preparado para escolher prioridades com base no que é mais importante e valioso para você.