Um dos maiores desafios que qualquer empresário tem é contratar as pessoas certas para o trabalho. Isso pode acontecer quando um funcionário deixa sua posição sem aviso prévio. O empresário então entra em “modo de luta” tentando contratar “qualquer pessoa” para preencher o vazio deixado pelo funcionário que saiu. Muitas vezes, nesses tipos de contratações, os resultados são desastrosos. Então, como superar esse problema? Ao usar o “Bullpen Concept”.

Deixe-me ilustrar. É a parte de baixo do 7º turno e o arremessador inicial colocou dois homens na base e ele pode estar cansado. O que o treinador faz primeiro? Isso mesmo, chama o bullpen para conseguir um arremessador de revezamento que esteja em aquecimento. O treinador vai até o monte, dá uma coordenada para o arremessador (picher) e retorna para a caverna (dugout). Se o lançador se sair bem, os reservistas se sentam novamente. No entanto, se o arremessador inicial continuar lutando, o treinador vem no bullpen e substitui o arremessador inicial por um novo arremessador de revezamento.

“Sempre estar recrutando”

Agora vamos traduzir isso para o seu negócio. Quando você tem um funcionário que está lutando ou não é confiável, isso sobrecarrega seus negócios. Você os treina, eles motivam, mas nunca melhoram. No entanto, sem apoio estável de potenciais candidatos em seu “Bullpen” você está à mercê do seu emprego. Agora imagine se você estivesse continuamente entrevistando talentos para o seu negócio, mesmo que você não tenha uma posição específica. Em seguida, ele teria um “Bullpen” de possíveis futuros funcionários que poderiam ser chamados e contratados se a necessidade surgisse rapidamente. Um dos meus lemas favoritos é SER “Sempre Estar Recrutando”.

Eu vou te dar uma história da vida real. Um encanador comercial estava tendo dificuldades com funcionários não confiáveis que estavam esgotando e interrompendo seus negócios. Eles sabiam que podiam fazer isso, já que o proprietário não tinha outra escolha, mas ele os mantinha a bordo para fazer os trabalhos. Então o proprietário da empresa começou continuamente entrevistar encanadores, mesmo que ele não tivesse uma vaga em aberto. Algumas semanas depois, um de seus encanadores não apareceu para o trabalho. Pedi para ele checar seu Bullpen e depois de alguns telefonemas ele conseguiu um substituto para o encanador. Vários dias depois, o ex-funcionário voltou esperando que seu trabalho estivesse lá. Para sua surpresa, ele descobriu que havia sido substituído. Isso também transmitiu uma mensagem para a equipe, eles não poderiam sair com um desempenho ruim, então o absenteísmo caiu drasticamente.

Lembre-se de desenvolver seu “Bullpen” e SER!