Por  ActionCOACH Alberto León / Costa Rica

Estimados donos de negocio, em minha experiência como um ActionCOACH geralmente os principais esforços que você exige no início de um programa de Coaching é gerar mais vendas, rentabilidade e ter um bom controle dos indicadores financeiros do seu negócio. E, claro, sua importância é de fato tão relevante em muitos casos que nos concentramos imediatamente em estabelecer as estratégias e ações necessárias para, junto com a sua opinião, ser capazes de cobrir essas necessidades a curto prazo. Todo esse esforço inicial, nos dá sem dúvida a tranqüilidade de manter um negócio que gera fluxo de caixa, rentabilidade e para você, focado e com o comando financeiro adequado para tomar decisões mais efetivas para o crescimento de sua empresa. No entanto, gostaria de enfatizar nesta oportunidade o poder desse ativo, que é tão valioso, necessário e não menos importante quanto a equipe; Pessoas que compõem a estrutura organizacional e que faz as coisas acontecerem…

Muito se tem falado desse elo na estrutura empresarial, a importância da Equipe Humana é tal que há inúmeros estudos a esse respeito com o objetivo de maximizar seu potencial e assim alcançar maior produtividade no negócio.. Em ActionCOACH, por exemplo, a equipe representa um dos nossos 6 passos para alcançar ótimos resultados. E é que o fator Pessoas é por natureza preponderante em qualquer relacionamento interpessoal ou comercial, fundamentalmente porque cada pessoa é única, com pensamentos, habilidades,  comportamentos e experiências individuais, e que se soubermos identificar e desenvolver nas posições certas fortaleceremos os resultados da empresa. Por isso, é importante dedicar tempo e esforço para conhecer sua equipe; avaliar quão bem treinados e motivados eles são para alcançar os objetivos da organização, se eles estão nas funções certas, quais são suas expectativas de crescimento individual, quão eficientes estão trabalhando em grupos, etc. É igualmente importante, ocasionalmente, preparar os líderes da organização com o processo de gestão de equipe, uma vez que é uma tarefa fundamental alcançar uma liderança adequada e que não é necessariamente uma habilidade que todo líder possui. Uma política eficaz que pode ser usada para avaliar a equipe é torná-los participantes no desenho das metas e objetivos estratégicos da empresa. Tive a oportunidade de participar de reuniões e workshops com muitos proprietários de empresas, onde eles envolvem diretamente os trabalhadores que exercem cada processo, a fim de ouvir suas opiniões para melhorar os resultados de uma área ou organização, e pude ver imediatamente como eles são motivados porque são levados em conta e com seu conhecimento detalhado e profundo dos processos que contribuem com sucesso e comprometimento as possíveis e innovadoras soluções que eles consideram que devem ser aplicadas, e que em muitos casos, efetivamente alcançam os resultados esperados.

Organizações que investem recursos no treinamento de suas equipes, em motivá-los e mantê-los comprometidos com os objetivos, ouvindo abertamente e sem prejuízo de suas opiniões, dando-lhes a liberdade de desenvolver novas idéias e inovar e reconhecendo a importância que têm para o desenvolvimento e benefício do negócio, eles estarão construindo uma organização cujo futuro será, sem dúvida, a melhoria contínua e o crescimento sustentado da mesma.

Portanto, queridos empresários, convido-os a dar a importância que o PODER DA EQUIPE merece no crescimento de sua empresa.