Propositadamente este post é para que cada um possa refletir e AGIR na construção de seu planejamento nesta semana. Então retomamos a pergunta: Como está seu Planejamento?

Onde você quer estar, o que quer ser ou ter daqui a um ano? E daqui a 5 anos? E 10…

Neste momento, independente do prazo, o que precisa ser feito é começar, dar o primeiro passo. Mas qual seria este passo?

É justamente aí que o planejamento começa a fazer toda a diferença. Todo dia que acordamos “sem saber exatamente” que passo devemos dar nos torna ineficientes e facilmente manipuláveis pois, parafraseando um trecho do filme ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS,

“PARA QUEM NÃO SABE AONDE VAI, QUALQUER CAMINHO SERVE”.

O planejamento deve estar presente no nosso dia-a-dia como uma rotina a ser seguida. Com isso cada pequeno passo que é dado no dia de hoje na direção escolhida te deixa mais próximo do seu objetivo.

Então o primeiro passo é definir O QUE QUER e QUANDO QUER. Pense nisso sob vários aspectos da sua vida – saúde, bens e riqueza, profissional, família. Não deixe de escrever estes objetivos de forma que possa visualiza-los.

Com estes objetivos em mãos com data definida (não vale colocações do tipo quando EU CONSEGUIR X FAREI Y), passe a dividi-los em metas e prazos menores e sempre ascendentes. Desta forma, pra atingir o objetivo de 5 anos, onde tenho que estar a cada ano? E em cada semestre? Trimestre?… Enfim, o que preciso fazer agora, no dia de hoje, pra atingir meu objetivo? Reflita quais são as dificuldade que podem surgir e quais caminhos alternativos. Quando também dividimos as dificuldades em pequenos estágios acontece exatamente isto… ficam pequenos e consequentemente mais fáceis de superar.

E cada superação nos dá força e estímulo para seguirmos o próximo passo… e o próximo… e o próximo…

Para tornar válido suas metas sempre as avalie sob o conceito SMART . Isto que dizer que elas devem ser Específicas (Specific), Mensuráveis (Measurable), Alcançáveisl (Achievable), Realista (Realistic) e com prazo definido (Time-based).

 

Reflita sobre seus objetivos, trace suas metas e parta para ação com disciplina

 

Por  ActionCOACH Roberto Bassi / Brasil

Voltar