Lidar bem com o tempo e saber aproveitá-lo é um dos grandes desafios do empreendedor moderno. Muitas vezes parece que a quantidade de compromissos e tarefas a cumprir é maior do que o número de horas do dia, não é verdade? Para conseguir dar conta de tudo e ainda ter qualidade no trabalho, é preciso administrar o tempo, evitando dispersões indevidas e usufruindo dele para o que realmente importa.

Neste artigo, vamos te mostrar cinco passos fáceis para administrar melhor o seu tempo. Eles serão uma ótima maneira de organizar a sua rotina e fazer o seu dia render. Mãos à obra, porque ele – o tempo – urge!

Organize o ambiente de trabalho

Organização é primordial para quem quer lidar melhor com o tempo. Em primeiro lugar, é preciso organizar o seu ambiente físico. O material de trabalho deve estar arrumado e em local acessível. O seu tempo é muito precioso para desperdiçá-lo procurando algo na bagunça!

Tenha uma agenda

Para não esquecer nenhuma atividade importante e poder programar a sua rotina de trabalho, é preciso ter uma agenda – organizada – em que estejam anotados todos os compromissos daquele dia, quanto tempo em média eles tomarão, etc. Assim será mais fácil partir para o próximo passo, que é o estabelecimento de prioridades.

Estabeleça prioridades

Bem, com as tarefas todas anotadas, é hora de verificar quais são as mais importantes, e também as mais complexas. O ideal é dedicar-se às atividades conforme a complexidade delas: as mais difíceis devem ser resolvidas primeiro, quando estamos mais bem-dispostos, porque elas demandam mais energia, não é mesmo?

Após resolvê-las, estaremos mais tranquilos e ativos para nos debruçar sobre as demais.

Delegue tarefas que não dependem tanto de você

Sabemos que a rotina do empreendedor não é fácil. Mesmo já tendo estabelecido as prioridades e se dedicado a elas, ainda há outras tantas atividades a realizar.

Nesse caso, verifique se terá como executar todas elas no restante do seu tempo. Se achar que não tem como dar conta de tudo sozinho, o melhor a fazer é delegar as tarefas secundárias, aquelas que não dependem tanto de você.

Parece óbvio, mas costuma ser um grande problema para o empreendedor, delegar funções. É preciso entender que o tempo é um grande limitador das nossas atividades, e é melhor nos dedicar a apenas uma parcela das tarefas – as mais importantes –, e executá-las com perfeição, do que tentar fazer tudo sozinho e descuidar da qualidade.

Evite distrações desnecessárias

O tempo é recurso escasso e não podemos desperdiçá-lo com coisas supérfluas. Receber mensagens fora de hora, acessar as redes sociais no meio do expediente ou jogar conversa fora com um amigo ou colega de trabalho são ações que você deve evitar, se quer ter um dia produtivo.

Adotando essas medidas simples, você certamente otimizará o seu trabalho, obterá um maior rendimento e ainda vai sobrar tempo para fazer o que mais interessa: ser feliz!

Gostou do nosso artigo? Então assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse para te ajudar a otimizar o seu negócio!

 

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
(47) 3028-1806 / (48) 8405-1800
www.actionworks.com.br