O planejamento estratégico é fundamental para toda e qualquer empresa, pois é através dele que se definem as estratégias e objetivos da empresa para curto, médio e longo prazo. Nesta etapa busca-se ter uma ampla visão da empresa e traçar o rumo que deve ser seguido para os próximos anos.

É muito importante levar em consideração não somente todos os fatores internos da empresa, mas também os externos, como, demanda de mercado, concorrência, cenário econômico, entre outros. Para desenvolver um bom planejamento estratégico para sua empresa é necessário se ter uma visão global.

Para ajudá-lo a elaborar um bom planejamento estratégico para a sua empresa, separamos 4 passos que devem ser seguidos para se alcançar todos os resultados esperados. Confira!

Definir as diretrizes organizacionais

Antes de estipular qualquer planejamento para a empresa é muito importante que a empresa responda algumas perguntas:

  • Quem é a empresa?
  • Aonde se quer chegar?
  • O que é o mais importante?

Estas perguntas são fundamentais para as definições de Missão, Visão e dos Valores da empresa. Todos estes dados são instrumentos fundamentais para a gestão de qualquer negócio e sem eles é impossível traçar o futuro e os objetivos estratégicos da companhia ou elaborar um planejamento estratégico.

Realizar análise SWOT

Para elaborar o planejamento estratégico de uma empresa é necessário levar em conta todos os fatores, sejam eles internos ou externos. Nesta hora uma ótima ferramenta pra ser utilizada é a Análise SWOT — Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats(Ameaças).

Esta ferramenta clássica da administração serve para analisar os pontos fortes e fracos da empresa, e as oportunidades e ameaças para o negócio. Através desta análise os gestores podem organizar diversos planos de ação e planejar cada um deles visando reduzir ou adequar-se aos riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.

Definição dos planos de ação

Após a realização da análise do negócio e o levantamento dos riscos para a empresa, é necessário definir quais ações devem ser tomadas para se alcançar os objetivos previamente determinados.

O plano de ação é uma ferramenta muito utilizada para o acompanhamento das atividades. Podendo ser utilizado desde a formulação de atas das reuniões até definições estratégicas em projetos. O plano de ação é composto por documentos e procedimentos que visam planejar todas as ações necessárias para se atingir os resultados desejados ou conseguir resolver problemas.

O planejamento estratégico da empresa deve conter diversos planos de ação, sendo que cada um deve ter um determinado objetivo a ser alcançado e todos em conjunto conduzem aos resultados esperados pela empresa.

Utilizar o ciclo PDCA

O ciclo PDCA é um acrônimo do inglês Plan-Do-Check-Act, que significa: Planejar-Fazer- Checar-Agir. O PDCA é uma técnica de qualidade total que possibilita as empresas realizarem melhorias de processos e/ou métodos enquanto se avalia todos os resultados.

O ciclo permite verificar a eficácia dos planos de ação aplicados aos processos da empresa, checar se certos problemas estão sendo resolvidos da maneira correta e, além disso, o PDCA é fundamental nos processos de melhoria contínua.

O PDCA é crucial para o acompanhamento do planejamento estratégico, sendo uma ferramenta fundamental para detectar novos problemas e principalmente ajudar a definir melhorias para a empresa.

Gostou dos nossos 4 passos para a elaboração de um planejamento estratégico? Sua empresa utiliza as ferramentas citadas? Caso sim, não deixe de comentar e compartilhar conosco quais foram os resultados alcançados.

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
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