Você sabe fazer uma gestão de tempo com total eficiência? Antes de responder a pergunta, saiba que a própria NASA precisou investigar a fundo o assunto e, para isso, recrutou pesquisadores renomados do mercado. O tempo é um recurso tão precioso quanto qualquer outro, afinal, ele é finito e, ao contrário do dinheiro, por exemplo, não podemos economizá-lo, muito menos usá-lo para gerar mais tempo — não seria ótimo se fosse possível?

Sim, é fundamental que o líder saiba administrar muito bem o tempo que tem disponível, pois essa é uma questão que gera reflexos não só na produtividade, mas também no próprio bem-estar dos colaboradores — basta a gente se lembrar do estresse da correria de entregar qualquer coisa em cima da hora.

Para lhe ajudar nessa jornada, confira nesse post algumas dicas para que você desenvolva uma excelente gestão de tempo. Confira!

Método é tudo na gestão de tempo

Lembra que mencionamos sobre o estudo da NASA no início do nosso post? Pois é. Chegou o momento de conferirmos os resultados. Em resumo, os pesquisadores chegaram à conclusão de que, para gerir bem o tempo, basta aplicar um bom método, ou seja, fazer todas as tarefas em uma ordem certa. Isso porque, ao terminarmos qualquer função, somos de certa forma contaminados por ela. Ao passarmos para a atividade seguinte, ainda não nos desligamos completamente do que acabamos de fazer.

Os pesquisadores mostraram que se realizarmos tarefas sem êxito, por exemplo, podemos levar a frustração adiante, o que compromete o rendimento. Por isso, o mais recomendado é diminuir ao máximo o número de transições necessárias de tarefa em tarefa, agrupando todas elas em blocos baseados na similaridade. Um exemplo é reunir todas as tarefas banais, como arrumar a mesa, ler e-mails, entre outros, em um determinado período do dia.

Tecnologia é uma poderosa aliada

Sem dúvidas, como vimos, é preciso muito planejamento para desenvolver um ótimo método de trabalho, capaz de tornar todas as tarefas mais limpas possíveis, isto é, sem que uma contamine a outra.

Acontece que somos seres humanos, então costumamos nos esquecer das coisas, nos angustiar e, consequentemente, procrastinar, além de uma série de outras situações. Muitas vezes, precisamos de um estímulo externo para conseguirmos seguir em frente — e é justamente aí que a tecnologia entra.

Hoje, os softwares de gestão podem funcionar não só para nos ajudar na organização de tarefas e na integração das equipes, mas, principalmente, como um estímulo externo. Embora a força de vontade seja fundamental, nem sempre conseguimos manter o ritmo, e os softwares podem servir de certa forma como um compromisso, uma coerção para seguirmos em frente.

Saúde também é organização

Por fim, é importante destacarmos que o nosso bem-estar está diretamente ligado à produtividade. Estresse, sedentarismo, sobrepeso, enfim, tudo isso funciona como um gatilho para doenças, além de diminuir bastante a nossa disposição no dia a dia. Ao contrário do que muitos pensam, o exercício físico regular não diminui nossa energia durante o dia, muito pelo contrário: além de aumentar a nossa resistência, a prática também libera a endorfina, hormônio responsável pela alegria e relaxamento.

O líder deve se envolver com esse tipo de prática, mas, mais importante ainda, deve se esforçar ao máximo para disponibilizar para os colaboradores um momento em que exercícios físicos possam ser realizados, seja na própria empresa ou fora dela. Contratar personal trainer para ginástica laboral ou até o simples ato de disponibilizar bicicletários pode ser um bom começo. Definitivamente, a saúde pode ser o segredo da sua empresa para melhorar a gestão de tempo.

Gostou das nossas dicas? Para você, qual é o maior desafio durante a gestão de tempo? Deixe sua opinião nos comentários!

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
(47) 3028-1806 / (48) 8405-1800
www.actionworks.com.br