O marketing digital pode oferecer diversas possibilidades bastante atraentes para todo tipo de empresa. No entanto, como ter certeza de que as campanhas realmente estão trazendo resultado? Para isso, é necessário ficar de olho em suas métricas.

A mensuração dos dados corretos é o que torna seus resultados algo concreto, e não baseado em achismos. Em muitos casos, pode ser difícil ver os impactos reais do marketing no dia a dia. Porém, a melhor forma de conseguir visualizar este retorno é analisando os seus indicadores de sucesso.

Está em dúvida sobre quais números são mais importantes do que os demais? Cada caso é diferente, mas existem certas métricas que são essenciais para todo tipo de campanha.

5 métricas para acompanhar resultados do marketing digital

1. Taxa de conversão

Não importa qual o seu objetivo, você precisa medir cuidadosamente se ele está sendo atingido. A taxa de conversão é um indicador que busca mostrar isso, pois é proporção de conversões que você obtém em relação ao total de visitas do seu site. Por exemplo, se o seu foco é venda, significa a quantidade de pessoas que compraram de você dentre todas que acessaram sua página. Aqui, o ideal é manter a taxa o mais alta possível.

2. Taxa de rejeição

Os hábitos do seu público devem ser analisados cuidadosamente para que você possa traçar boas estratégias para o futuro. Uma métrica que traduz bem esta necessidade é a taxa de rejeição. É número de pessoas que acessaram o seu site e logo fecharam a aba ou a janela. Se este indicador está alto, é preciso acionar o alerta e analisar quais podem ser os motivos, como um conteúdo que não corresponde às expectativas ou algum problema no carregamento da página.

3. Custo de aquisição do cliente (CAC)

Uma das possibilidades mais perigosas ao trabalhar com campanhas de marketing digital é ter a impressão de estar tendo sucesso, mas ela estar errada. É o caso, por exemplo, de ter um custo de aquisição do cliente (CAC) tão alto que não compensa os esforços utilizados. Esta métrica resume todos os recursos de mídia empregados para que você conquiste seus clientes,

4. Origens do tráfego

De onde está vindo a maioria dos seus acessos? Para empresas que atuam com múltiplos canais no marketing digital, como email marketing, redes sociais, links patrocinados, entre outros, é necessário ter conhecimento sobre quais deles estão entregando maior número de visitas. Este dado é essencial para que você consiga direcionar os esforços adequados para intensificar o que precisa de reforço e melhorar ainda mais o que já anda bem.

5. ROI

Diversos aspectos de uma empresa devem ter o ROI projetado e calculado, inclusive o marketing digital. É um fator importante para qualquer campanha, já que demonstra sua rentabilidade. Ter um ROI positivo significa que sua estratégia está dando certo, enquanto um negativo requer ajustes urgentes. O cálculo do ROI é feito a partir do custo por lead em relação à taxa de negócios fechados efetivamente. Se você está gastando mais do que obtendo de retorno, o seu ROI está sofrendo.

Estas são algumas das principais métricas que devem ser regularmente analisadas para você ter certeza de que sua estratégia está no caminho certo ou necessitando de ajustes. Faça estes levantamentos em períodos fixos, como mensalmente, para poder comparar a evolução dos seus indicadores. Você também pode elaborar relatórios de performance que possam servir de consulta futuramente.

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Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
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