É possível transformar clientes em vendedores? Sim, isso é possível. A propagação da marca pode acontecer com o auxílio de quem compra com você: clientes satisfeitos fazem o chamado “marketing boca a boca”.

Com experiências positivas de compra, os clientes são capazes de espalhar uma boa reputação para a empresa, indicando seus serviços e produtos para outras pessoas, provocando mais confiança para a marca.

São os diferenciais que fazem com que o seu cliente não decida entre você e os demais apenas pelo menor preço. Para ajudar nessa empreitada, é exatamente sobre esses diferenciais que trataremos no post de hoje. Siga nossas dicas para transformar clientes em vendedores!

1. Capriche no atendimento prestado

Um bom atendimento é o que pode fazer a diferença na decisão de compra. Um vendedor que se importa menos com metas e mais em solucionar os problemas do cliente, visando às suas necessidades, fideliza muito mais clientes.

O atendimento diferenciado fica na memória dos clientes e, possivelmente, faz com que retornem ao empreendimento. Eles terão a certeza de que, com a ajuda daquela empresa, os itens de que realmente precisam serão encontrados da melhor forma.

Invista em atendimento excelente. Pesquise com o seu time de vendedores acerca do que eles pensam sobre as melhores formas de atendimento e proporcione treinamentos incríveis.

2. Publique depoimentos positivos

Por meio das redes sociais ou mesmo de blogs e do seu site, pode-se aquecer a interação do cliente com a empresa.

Nos canais digitais, os clientes podem deixar mensagens com depoimentos positivos acerca da experiência que tiveram com a sua marca. Então, publique-os e ajude a difundir comentários positivos sobre o seu negócio!

Em vídeos, textos ou imagens: quem ainda não conhece os seus produtos ou serviços pode precisar da aprovação dos demais antes de decidir a compra. Estimule essa prova social.

3. Faça pesquisas de satisfação

Para demonstrar que você se importa com o que o cliente pensa, uma pesquisa de satisfação bem-feita poderá ajudar a ver pelos olhos dele como foi a sua experiência de compra.

Ordene as perguntas de forma lógica e procure ser objetivo. Pesquisas longas demais podem não ser respondidas.

4. Preocupe-se verdadeiramente com o feedback

Da mesma forma que os depoimentos positivos podem ser deixados em suas redes sociais, dúvidas e críticas também podem aparecer, porém jamais deixe os seus clientes sem resposta!

Procure responder aos seus questionamentos com a atenção devida. Feedbacks negativos podem atrapalhar a imagem da sua empresa e, se eles forem constantes, é importante considerá-los e estudar maneiras para que as falhas não tornem a se repetir.

5. Reconheça o seu erro e compense o cliente

Os feedbacks negativos podem mostrar diretamente os erros que a empresa está cometendo. Muitas vezes, somente desculpas não funcionam, e o melhor a fazer é reconhecer que errou.

O problema do cliente deve ser solucionado imediatamente. Se possível, bonifique-o com alguma condição especial ou brinde que o surpreenda.

Se você se preocupa verdadeiramente com o contentamento dos clientes e quer transformá-los em pessoas que falam bem de você e vendem a sua marca, além de reconhecer o seu deslize também vale a pena compensá-los.

6. Surpreenda o seu cliente

Para transformar clientes em vendedores é necessário superar as expectativas deles. Trabalhe com transparência, trate-os com atenção, escute o que eles têm a dizer, ofereça-lhes condições especiais, envie mensagens em datas comemorativas.

Ao se darem conta de que estão diante do melhor serviço, eles vão sentir orgulho de ser parte da clientela da empresa.

A partir daí, podem desejar que aquele mesmo encantamento seja sentido pelos seus conhecidos e familiares. E passarão a indicar a sua marca com convicção.

Se a sua meta for a excelência, não será tão difícil transformar clientes em vendedores da sua marca. Seus clientes estarão encantados e satisfeitos. E a sua empresa, no caminho certo para o sucesso.

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Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
Actioncoach SC
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