Para diversos negócios, o marketing de referência é a melhor forma de fazer propaganda. Tem um custo que é relativamente baixo e propicia uma incrível eficácia, visto que se utiliza dos clientes mais leais para fazer a divulgação da marca.

Esse retorno ocorre de forma mais expressiva quando o dono ou gestor do empreendimento preocupa-se com aspectos muito além da qualidade e do preço daquilo que oferece no mercado.

Como assim? Se você ainda não conhece o marketing de referência, acompanhe o post de hoje para tirar suas dúvidas e veja dicas de como você poderá aplicá-lo na sua empresa!

Entenda o que é marketing de referência

Essa é outra nomenclatura para o tão conhecido “marketing boca a boca”. Visando aumentar o alcance da marca, essa estratégia de mercado proporciona a fidelização e indicação de novos clientes, de maneira fácil e garantida.

As pessoas trocam diariamente as mais variadas experiências em suas conversas e encontros sociais. Uma opinião positiva de alguém em quem confiamos faz a diferença na hora de escolher uma marca que ainda não experimentamos. Com o crédito da própria clientela, novos clientes em potencial são atraídos para os seus serviços e produtos!

A diferença do básico “boca a boca” feito sem nenhum critério ou estudo é que o marketing de referência é estratégico: atua-se com planejamento prévio e utiliza-se das redes sociais para veicular informações e proporcionar uma comunicação mais aquecida.

O importante aqui é, acima de tudo, transformar os clientes em promotores por meio das táticas de fidelização.

Descubra 4 dicas para aplicar o marketing de referência no seu negócio

O marketing de referência precisa contar com clientes satisfeitos. A fim de garantir clientes mais fiéis, mudanças internas precisam ser feitas se o seu negócio não foca no contentamento da clientela.

Proporcionar o encanto é a chave que os clientes recomendem a sua marca a outras pessoas. Veja como fazer isso:

1. Reforce o seu nível de atendimento

Invista no melhor atendimento em seu negócio: ele fará a diferença diante dos rivais de mercado que podem proporcionar preços mais baixos, enquanto você se concentra no atendimento de massa.

Todo cliente deseja ser bem tratado e se sentir especial, ser ouvido e receber atenção. Se os seus vendedores estiverem bem treinados, um atendimento com excelência será desenvolvido. Isso ficará na memória dos clientes, fazendo-os retornarem!

2. Facilite o compartilhamento de seus conteúdos nas redes

As redes sociais são um canal fortíssimo para divulgar seu negócio e nutrir os relacionamentos com a clientela. Os conteúdos compartilhados por meio delas podem rapidamente atingir um elevadíssimo número de pessoas.

Nesse sentido, é imprescindível trabalhar bem o seu marketing digital. Crie não somente bons conteúdos, para fortificar sua presença online, mas peças que sejam fáceis de compartilhar. Assim, mais pessoas poderão divulgar suas boas experiências com sua marca para, então, recomendá-la para os amigos.

3. Ofereça descontos em troca de indicações

Nem todos os clientes satisfeitos podem sentir-se à vontade em compartilhar sua marca nos seus perfis nas redes sociais. Entretanto, um bom incentivo pode ajudar a maximizar essa ação!

Crie promoções que impulsionem a indicação de suas páginas. Ofereça descontos em troca de certo número de indicações.

É importante ser criativo e recompensar os clientes fiéis pela divulgação que estão realizando. Por exemplo: os consumidores podem indicar produtos específicos e contar suas experiências com eles; e, através disso, teriam acesso a ofertas exclusivas.

4. Personalize as experiências de compra

Os seus clientes promotores não devem, obviamente, ser tratados como os demais clientes. Aqueles compradores mais leais são os que se mostram realmente apaixonados pela marca. E, portanto, merecem um tratamento especial.

Ações segmentadas podem ajudar assegurar a confiança daquele público. É importante saber a quem premiar e como fazer isso. Escute o que eles têm a dizer, obtenha seus feedbacks e responda-os com agradecimentos.

A aplicação do marketing de referência traz grandes resultados, mas se trata de um investimento que deverá ser planejado e mantido pensando-se no médio e longo prazo.

Já pensou em aplicar o marketing de referência no seu negócio? Tem dúvidas ou sugestões? Deixe aqui o seu comentário!

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
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