Com o avanço das mídias sociais, a relação entre empresa e cliente mudou muito. Apesar de tantos comportamentos novos, existem alguns hábitos do consumidor que continuam os mesmos, e só se adaptaram de acordo com a tecnologia disponível.

Entre eles, está o famoso boca a boca. Mas como fazer o cliente recomendar sua empresa na internet? Neste artigo, vamos falar sobre o marketing de referência no e-commerce e como aproveitá-lo para conquistar bons resultados. Acompanhe!

O que é o marketing de referência?

O marketing de referência tem como objetivo estimular os clientes que estão satisfeitos com a sua empresa a recomendá-la para outras pessoas. É como se eles virassem vendedores ou embaixadores da sua marca.

Por mais que o cliente tenha uma experiência de compra agradável, não necessariamente ele estará disposto a compartilhar. Com o marketing de referência, o estímulo pode ser feito mediante alguns incentivos — falaremos mais ao longo do artigo.

A recomendação por ser feita por meio de posts nas redes sociais, reviews, páginas específicas dentro do site, hotsites, entre outros canais.

Quais as vantagens?

Essa estratégia tem um grande potencial, já que as pessoas são muito influenciáveis por pessoas próximas no momento de fechar negócios. De acordo com um levantamento realizado pela Nielsen, 84% dos entrevistados consideram a opinião de amigos e familiares mais confiável do que publicidade.

Outra vantagem é que o custo de aquisição de clientes (CAC) pode diminuir, já que o alcance orgânico da marca nas mídias sociais será maior. Para realizar esse cálculo, fique atento(a) às métricas de marketing digital.

Por fim, apostar nesse tipo de divulgação também pode aumentar a credibilidade e confiança na sua empresa. Tom Fishburne, criador do site Marketoonist, que mistura marketing e quadrinhos, afirma: “O melhor marketing do mundo não parece marketing”.

Como utilizar o marketing de referência no e-commerce?

Antes de qualquer coisa, é importante que você ofereça uma boa experiência de compra aos seus clientes, afinal, só assim eles poderão compartilhar suas opiniões positivas.

Também é fundamental analisar qual o perfil do seu público-alvo e como ele costuma interagir nas mídias sociais. Dessa forma, você saberá em que focar suas ações. Confira mais algumas dicas:

Ofereça incentivos atrativos

Quando falamos de e-commerce, é muito comum que os descontos sejam considerados os principais atrativos, mas você pode apostar na criatividade.

Oferecer brindes ou exclusividade na compra de alguns produtos também pode ser uma opção. É importante frisar que a troca de um benefício por opiniões positivas sobre a empresa pode não ser bem-vista por alguns.

Por isso, ao apostar nesse tipo de benefício, fique atento à forma de divulgação e como transmitir uma mensagem correta e positiva aos clientes.

Personalize a experiência

Além de um incentivo financeiro simbólico, você pode oferecer uma experiência diferenciada aos seus embaixadores. Uma opção é criar uma página em que os clientes possam postar fotos utilizando o produto adquirido e com isso obter benefícios.

Um exemplo de case é a loja virtual Chico Rei, que criou uma galeria de fotos de clientes utilizando suas camisetas. A cada foto enviada, o cliente tem 1 real de desconto na próxima compra.

Facilite o compartilhamento

Deseja que o cliente faça um comentário sobre algum produto? Evite pedir muitos dados ou dificultar a postagem do conteúdo. Quanto menos barreiras no momento da interação, mais fácil será para estimular a recomendação. Não esqueça de incluir links para o compartilhamento nas redes sociais.

Incentivar o bom e velho “boca a boca” é uma estratégia que sempre dará certo, e pode ser melhorada com o uso das mídias sociais. Para alcançar bons resultados, fique sempre atento à qualidade dos seus serviços.

Neste artigo, falamos sobre o marketing de referência no e-commerce e como utilizá-lo. Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, deixe seu comentário no post e compartilhe-a!

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
Actioncoach SC
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