O marketing de referência é uma grande tendência na área. Entretanto, mesmo crescendo muito nos últimos tempos, ainda existem erros que acontecem de maneira recorrente em sua aplicação.

Mas antes, é preciso entender o que é o marketing de referência em si e porque ele é tão importante.

Você sabe que os custos de se adquirir novos clientes são altos. Então, e se as empresas utilizassem os atuais consumidores para trazer mais clientes? É nessa hora que entra o marketing de referência, um conjunto de estratégias focadas em atrair mais clientes por meio das indicações de consumidores muito satisfeitos.

Sendo assim, a seguir, vamos analisar os erros no marketing de referência, mostrando porque eles são uma ameaça e como ficar longe/se livrar deles. Acompanhe!

1. Subestimar o networking

É comum que a falta de tempo e a grande quantidade de tarefas operacionais se sobressaiam às atividades estratégicas, muitas vezes negligenciadas.

Entretanto, não manter uma rede de contatos por falta de tempo ou por achar que não é necessário é um grande erro! Afinal, estabelecer conexão com outras pessoas aumenta o leque de oportunidades. Isso porque, por natureza, o ser humano tende a confiar na opinião e experiência de seus conhecidos, ou seja, o poder da indicação é imenso.

2. Não focar no cliente

Pode parecer clichê, mas o cliente deve ser o foco de toda sua estratégia de marketing de referência. É imprescindível saber quem é seu público-alvo, não só para vender produtos, mas para se comunicar melhor com ele e criar um relacionamento.

É preciso enviar a mensagem certa — desde a forma de se comunicar até os meios de comunicação utilizados — para conseguir se relacionar com o cliente de forma eficiente.

A empresa que não baseia suas ações na boa experiência do cliente perde não somente aquele consumidor, mas todos os outros que ele poderia indicar. Então, fique atento!

3. Não usar a tecnologia a seu favor

Se estamos falando em marketing de referência, cujo compartilhamento de ideias, informações, dicas e opiniões é parte integrante de sua essência, não podemos deixar de mencionar a internet.

Não utilizar redes sociais, e-mail marketing e diversas ferramentas do marketing digital significa que sua empresa está um passo atrás nos quesitos divulgação, relacionamento com cliente e interação com seu público-alvo. O problema maior é que os concorrentes que investem nessas mídias podem ficar com a sua parcela do mercado!

4. Não trabalhar o pós-venda

É de conhecimento geral que há um grande trabalho e investimento financeiro para aumentar as vendas em uma empresa. Ainda assim, muitas não dão o devido valor ao pós-venda, pois não veem a grande oportunidade que têm em mãos com o atual cliente.

Sem um pós-venda bem feito, você pode perder vendas para um mesmo consumidor, deixar de captar insights para seu negócio ou não conseguir novos clientes por meio de indicações. Por isso, esteja presente na vida de seus clientes — invista em estratégias.

5. Não saber minimizar os erros no marketing de referência

Agora que você sabe quais são os erros que não podem mais ser cometidos nesse tipo de marketing, chegou o momento de descobrir como minimizá-los!

Faça um mapeamento em sua empresa, verifique se você já implementa essas estratégias em seu negócio e analise formas de melhorá-las. É importante que as ações sejam intrínsecas à cultura organizacional e que os departamentos entendam como podem contribuir uns com os outros e com a companhia como um todo.

Estude mais profundamente cada tópico, fazendo um planejamento que envolva:

  • ações de pós venda (como pesquisa de satisfação);
  • desenvolvimento de rede de contatos;
  • aproveitamento da tecnologia (uso de redes sociais para melhorar relacionamento e aumentar recomendações);
  • e um plano de comunicação voltado ao seu público-alvo.

Dessa forma, você não cometerá mais erros no marketing de referência em sua empresa, sendo capaz de agradar e manter seus atuais clientes.

A consequência de clientes satisfeitos é a recomendação de sua marca, trazendo novos compradores, aumentando os lucros da empresa, diminuindo os custos de aquisição de novos clientes e melhorando a imagem da organização.

E então, gostou de conhecer os principais erros no marketing de referência? Antes de ir enfrentá-los, aproveite para seguir nossas páginas no Facebook e no LinkedIn!

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios 
ActionCOACH SC
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