Não é de hoje que a recomendação ajuda a aumentar as vendas de um negócio já que, quando vamos tomar uma decisão, preferimos confiar nas referências de pessoas que conhecemos do que experimentar algo totalmente novo.

Atualmente, em plena era da conectividade, isso não mudou. Pelo contrário, a recomendação ganha ainda mais força com os meios digitais. Mas, como conseguir clientes que indiquem seu produto ou serviço?

É sobre os impactos das recomendações e como elas podem ajudar a aumentar as vendas o nosso assunto de hoje! Fique conosco e confira nossas dicas!

Use a rede de contatos para aumentar as vendas

Ter uma rede de contatos é muito importante para potencializar oportunidades, visto que o convívio com mais pessoas traz novas ideias, informações e aumenta a troca de recomendações.

Contudo, a construção desta lista não se trata apenas de reunir uma grande quantidade de contatos. É preciso fazer networking, manter um relacionamento e ajudar para ser ajudado.

Para isso, conte com o auxílio da internet, que pode ajudar a construir essas relações com mais facilidade. Use redes sociais como LinkedIn e Facebook, participe de grupos ligados ao tema de seu negócio, compartilhe conteúdos de relevância e interaja sempre que possível!

A importância do bom atendimento

Primeiramente, um atendimento eficiente é aquele em que o cliente tem o auxílio necessário para solucionar um problema, encontrar o que precisa ou sanar uma necessidade.

Vale dizer também que simpatia, educação e atenção são primordiais e fazem toda a diferença. Existem casos de clientes que frequentam determinados lugares quase exclusivamente pelo atendimento, ou seja, o suporte chega a se equiparar ao serviço prestado.

Há empresas que oferecem produtos incríveis ou serviços diferenciados, porém o atendimento não tem qualidade, fazendo com que a retenção de clientes seja menor e, consequentemente, não haja tantas indicações.

Um cliente insatisfeito pode acabar com a imagem de uma empresa. Por isso, cuide de reputação de seu negócio, treine e motive sua equipe para um melhor atendimento.

Não se esqueça do pós-venda

Apesar da concorrência cada dia mais acirrada, muitas empresas ainda não dão o devido valor ao pós-venda, perdendo uma grande oportunidade de fidelização de clientes.

Quando bem trabalhado, ele melhora a proposta de valor da empresa, aumenta a probabilidade de novas compras e ainda possibilita um relacionamento com o cliente, resultando em possíveis recomendações.

No pós-venda, é preciso que haja um esforço de todo o time. Cada departamento contribui com sua parte, por exemplo: a área de marketing pode enviar uma pesquisa de satisfação, já a equipe de atendimento deve estar preparada para sanar eventuais dúvidas após a compra.

Perceba que conseguir um cliente satisfeito, a ponto de recomendar sua marca, vai muito além do produto ou serviço em si. Sendo que hoje, qualidade é o mínimo que se espera ao adquirir o item ofertado.

Logo, para aumentar as vendas e se destacar no mercado, é preciso ter boas ofertas e foco na satisfação do cliente. Por isso, oriente o trabalho da força de vendas e da equipe de atendimento, faça networking, encante e fidelize seus atuais clientes. E lembre-se, o consumidor não quer apenas um produto, quer uma excelente experiência de compra.

Você já conseguiu aumentar as vendas e conquistar novos clientes por meio de recomendações? Deixe sua experiência nos comentários.

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios 
ActionCOACH SC
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