Análise SWOT: Antes de tomar decisões estratégicas, gerentes e diretores deveriam analisar as possibilidades internas de suas empresas.

O marco para uma análise completa é a Análise SWOT.  SWOT é um acróstico com as siglas em inglês de forças e fraquezas de uma empresa em uma visão micro, interna, seguido pelo entorno de oportunidades e ameaças em uma visão macro. A análise SWOT proporciona uma estrutura para analisar as capacidades internas e introduz objetividade na tomada de decisões estratégicas.

A análise SWOT dá aos responsáveis uma visão panorâmica da posição estratégica da empresa. Se supõe que uma estratégia eficaz deve coincidir com as capacidades internas de uma empresa e com as possibilidades frente a realidade do seu segmento.

O primeiro centro de atenção na análise SWOT é identificar a situação externa: as oportunidades e ameaças no entorno de uma empresa. O segundo é identificar as capacidades internas: suas forças e fraquezas.

Foas:  recursos, habilidades ou outra vantagem que ajuda uma organização a servir melhor seu mercado.

Fraquezas: ausência de recursos, habilidades ou possibilidades que afetam o desempenho de uma organização.

Oportunidades: uma situação ou realidade favorável na sociedade ou segmento específico de uma determinada empresa.

Ameaças: uma situação ou realidade desfavorável na sociedade ou segmento específico de uma determinada empresa.

 

Para entender melhor a análise SWOT, segue os seguintes exemplos:

  • Foas: Liderança de mercado. Abundantes recursos financeiros.
  • Fraquezas: Gestão ineficaz. Uma imagem ruim da empresa no mercado.
  • Oportunidades: Mudanças tecnológicas. Novo segmento de mercado.
  • Ameaças: Crescimento lento de mercado. Entrada de novos concorrentes.

 

As forças, fraquezas, oportunidades e ameaças identificadas na análise SWOT poderiam ser vistos de maneira bem diferente pelos managers.
Sua valorização depende dos interesses específicos de uma empresa e sua própria perspectiva. Para tornar a análise objetiva, adote a aplicação  a análise SWOT de maneira sistemática.

Nós convidamos você a comentar este artigo ou para qualquer dúvida, entre em contato comigo por aqui ou pelo e-mail:vanderleigarcia@actioncoach.com.br

Com prazer iremos atendê-lo SEM COMPROMISSO.