Estabelecer metas é tão importante na vida pessoal quanto nos negócios. O denominador comum em toda literatura e livros de autoajuda é a importância de se ter objetivos. Somos influenciados a estabelecer metas de curto e longo prazo, assim como metas pessoais e vitalícias.

Os beneficios sob a estrutura Temporal orientada para Resultados Específicos Alcançáveis ​​e Mensuráveis. (S.M.A.R.T. por sua sigla em Inglês) são escrito já a um bo tempo, assim, pode-se deduzir que estabelecer metas é obviamente um processo muito importante.

É sobre “comer um elefante com uma mordida de cada vez” e mudar a perspectiva para coisas justificáveis ​​e realizáveis. É o denominador comum dos negócios e pessoas de sucesso.

Apesar de seu valor óbvio, nossa experiência com o tema demonstrou que alguns são bons em estabelecer metas e aderem a elas para alcançar grandes resultados, enquanto outros são incapazes de cumprir o propósito de deixar de fumar no Ano Novo.

A incapacidade de estabelecer metas pode ser vista como um medo do fracasso. Ou seja, um tapa na nossa integridade quando não conseguimos fazer o que nos propomos fazer. Nos comprometer e manter um compromisso, como estabelecer e alcançar uma meta, está totalmente ligado ao quanto de confiança nutrimos por nós mesmos. Aumentamos a confiança em nós mesmos para fazer e manter compromissos com os outros, assim como com nós mesmos. No entanto, quando não alcançamos nossos objetivos, perdemos a confiança em nossa capacidade de fazer e manter compromissos, inclusive de confiar em nós mesmos.

Por que não consigo atingir minhas metas SMART?

Existem muitas razões pelas quais não alcançamos nossos objetivos e metas. Às vezes, os objetivos que propomos são muito irrealistas. As metas de Ano Novo são um exemplo típico disso. De repente, esperamos mudar a maneira como comemos ou o modo como nos exercitamos apenas porque o calendário mudou. É como esperar que uma criança que nunca andou de bicicleta suba em uma e como uma passe de mágica  saiba como se equilibrar nela, saiba andar, ou até mesmo queira correr uma maratona sem meses de treinamento. Essas metas são baseadas em uma ilusão com muito pouco respeito pelo crescimento natural. Você tem que ser capaz de engatinhar antes de caminhar.

Então, como você estabelece e alcança suas metas? Stephen R. Covey fala sobre isso em seu livro: “Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes”: -“Começar com o resultado na mente significa começar com uma compreensão clara do que você quer, ou seja, saber onde você quer ir, para que você possa entender melhor onde você está e, graças a isso, os passos que você der sempre estarão na direção certa. ”

Um exemplo de objetivos S.M.A.R.T.

Pode parecer mais ou menos assim:

QUAL?

Meu objetivo é manter meu corpo saudável.

PORQUÊ?

Por que assim…

Eu serei capaz de fazer as coisas que eu gosto.

Eu posso ser um exemplo para meus filhos de como se manter saudável.

Eu posso reprogramar meu corpo para atingir sua melhor forma e performance.

COMO

Com boa nutrição. Vou aumentar minhas porções de frutas e vegetais frescos e diminuir os açúcares, gorduras, sais e carnes vermelhas.

Com exercício. Eu farei exercícios aeróbicos três vezes por semana por períodos de 30 minutos.

Foco: vou cuidar do meu corpo e lutar contra qualquer problema de saúde.

Concentrar-se em objetivos pequenos e de curto prazo e obter sucesso neles lhe dará a confiança para impor outros objetivos. Lembre-se de estabelecer seus objetivos com base no princípio S.M.A.R.T. para ter a melhor oportunidade de alcançá-los.

Te convido a comentar este artigo ou para qualquer consulta, se comunique comigo.

ActionCOACH Vanderlei Garcia.