É fato que muitas empresas não conseguem passar valor em reuniões de equipe, muitas  vezes os colaboradores preferem ficar trabalhando do que entrar em uma reunião, onde o resultado prático é quase nulo. Existe alguns pontos que podem ser implantados nas reuniões mudando esse sentimento absoluto de “lugar nenhum”. Abaixo fiz um resumo com os 14 pontos chave que você pode aplicar em suas reuniões de equipe agora mesmo.

1. Defina a hora e frequência constantes

Realize na mesma hora sempre, bem como repita-o semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, de forma a que as pessoas o programem e tornem um hábito.

2. Selecione um lugar

No escritório, em uma cafeteria, num salão, por telefone, sempre no mesmo lugar.

3. Publique em uma agenda

Para que a equipe de trabalho saiba o que vai ser tratado.

4. Comece no horário

Recompense pessoas pontuais e treine pessoas que estão acostumadas a chegar tarde para chegar cedo.

5. Dê as boas vindas

Agradeça a todos por dedicarem seu tempo.

6. Participação

Permite que todos digam algumas palavras sobre como se sentem (1 minuto no máximo). Isso permite envolvimento e participação.

7.  Cumprimento de tarefas

Cada pessoa fala sobre as tarefas que foram realizadas na lista pendente da reunião anterior. Se concluíram, você deve parabenizá-los. Se não, faça-os  comprometerem-se e pergunte a eles se precisam de algum apoio para realização destas tarefas.

8. Celebre conquistas importantes

Reconheça publicamente as pessoas que alcançaram conquistas importantes.

9.Qual tema é necessário adicionar à agenda?

Dê à equipe a oportunidade de adicionar um tópico que deseja abordar.

10. Como vai o negócio?

O que está acontecendo no negócio de bom ou mau, de preferência termina com os aspectos positivos para que a equipe termine a reunião motivada.

11. Treinamento

Faça-o divertido, deixe todos se envolverem, designe um tema no qual eles precisam melhorar e escolha alguém da equipe para que na próxima reunião ele ensine os demais sobre o tema escolhido.

12. Tarefas a realizar e compromisso

Cada pessoa lista as tarefas que deve realizar para a próxima reunião e lê seus compromissos para o grupo.

13. Minuta

Designe uma pessoa para tomar nota e divulgar os acordos e compromissos para todos os participantes.

14. Termine no horário.

 

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