Por ActionCOACH

A nova normalidade, como muitos chamam a era pós- quarentena , é uma fase iminente em que o mundo está prestes a mudar novamente, mas com uma mudança de mentalidade, novos hábitos, novas dinâmicas e desafios.

Agora, como você aborda esse novo normal, do qual todos desconhecem, e como chegar lá?

Para entender esse processo que o mundo está enfrentando, quero citar Ian Davis, um dos sócios-gerentes da McKinsey, que em meio à crise financeira global, na época apontou: “Embora ninguém possa dizer quanto tempo a crise vai durar, o que virá depois não se parecerá com o normal dos últimos anos. E o que o mundo encontrará na nova era será, de fato, um novo normal.

Para enfrentar essa nova realidade, proponho (5) desafios que cada empresário e cada membro de sua equipe de trabalho deve assumir para se preparar para a nova normalidade.

Desafio 1. Resolver para prever. Enquanto os líderes mundiais e a comunidade científica se debatem para encontrar a solução definitiva para o mal que nos aflige, cada um deve se ocupar em resolver de imediato temas como: como reiniciar seus negócios, seja desacelerando uns processos e acelerando outros, transformando o funcionamento geral, modificando as políticas de talento humano para dar mais espaço às equipas de trabalho internas e externas, modificando segmentos e rotas, abrindo-se à cooperação e alianças, enfim, tratando de resolver da melhor forma o caminho para a sobrevivência do negócio.

Desafio 2. Adaptar-se à nova realidade. Em outras palavras, assumir a resiliência como filosofia de vida e trabalhar para enfrentar as adversidades e conseguir se adaptar bem à crise.

Desenvolver a capacidade de se adaptar a novas circunstâncias, superar, tirar o máximo proveito, aprender e recuperar o equilíbrio.

 

Desafio 3. Perder o medo de voltar. O mundo nos deu uma lição de como cuidar de nós mesmos, agora devemos aplicar esses conhecimentos para recuperar a saúde de nossos negócios. Avalie quais áreas foram as mais afetadas, as que custarão mais ou menos para retornar, e decida. Faça uma triagem emergencial, para organizar o atendimento das áreas do seu negócio de acordo com os recursos e necessidades existentes. Trata-se de diagnosticar, decidir e agir.

Seria interessante que você pudesse ler : Diante da crise, aplique a Equação da Mudança para vislumbrar as oportunidades

Desafio 4. Fazer mais com menos. Esse é o verdadeiro desafio que as empresas de hoje têm que resolver, reconhecendo os pontos vulneráveis, mas também abrindo-se para as oportunidades. Considere cuidadosamente despesas fixas versus variáveis, pense que é hora de reciclar, reutilizar, economizar e, por nada no mundo, desperdiçar. O foco deve ser tornar o negócio mais robusto e sólido diante das mudanças, tornando-o mais produtivo e capaz de oferecer algo melhor aos clientes.

Desafio 5. Ser mais flexível. Uma das maiores lições que esta crise deixou foi o aprendizado e a atenção às inovações, os benefícios que cada pessoa pode tirar das tecnologias para resolver o seu dia a dia, e esse desafio é sobre isso, assumir a realidade com maior agilidade, para tornar mais flexíveis processos, horários e métodos de trabalho. 

Outra lição que esta inesperada pandemia está deixando é justamente preparar, antecipar e é sobre isso que esse texto fala, ninguém sabe ao certo quanto tempo vai durar o efeito dessa crise, mas o que se pode fazer é planejar, pensar no que está por vir, contribuir para repensar e redesenhar o mundo que vem e estar aberto para resolver e, acima de tudo, para aprender e crescer.

São cinco desafios que compartilho com você hoje, não apenas para apoiá-lo como ser humano, mas também como empresário. É um convite a pensar nesta nova realidade como uma tela em branco, é ver na era pós-quarentena uma oportunidade de redesenhar, reimaginar e recomeçar para juntos, construir um mundo melhor. Espero que essas ideias te ofereçam certezas em meio a tantas incertezas, por isso seria de grande valor receber seus comentários.