Por ActionCOACH Guillermo Villamil / Argentina

É surpreendente o número de empresas que não possuem um Plano Estratégico de Negócios e, mais ainda, o número de empresas que o possuem, mas que nunca o revisam.

É essencial ter um Plano Estratégico, pois é a espinha dorsal que orientará o crescimento de nossa empresa.

O referido Plano, alinhado com a Missão e a Visão, deve conter todas as ações de todas as áreas e todos os envolvidos para alcançar os objetivos.

Vamos colocar de forma simples: se meu objetivo é comer um elefante, não farei isso em uma única mordida ou em um único dia, devo estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo.

Então, primeiro de tudo eu tenho que definir o prazo, por exemplo, 5 anos. A partir daí, devo estabelecer especificamente os resultados que devo ter em 4, 3, 2 e, em seguida, em cada uma das 53 semanas do ano. O objetivo é estabelecer que porção do elefante eu devo comer a cada dia

 

Quanto menor o objetivo, maior a probabilidade de atingir  a meta.

 

É exatamente o mesmo com uma empresa. Você deve definir os objetivos de longo prazo e particioná-los com objetivos SMART (Específico: exatamente o que você deseja alcançar – Mensurável: como você medirá o grau de progresso – Alcançável: desafiador e possível encontrar – Resultados: com uma finalidade específica Tempo: em um prazo determinado) de tal forma que com os KPIs (Key Performance Indicators) corretos, podemos estabelecer o nosso painel de controle para ter visibilidade absoluta do progresso e ser capaz de manobrar com a possível antecipação.

O grau de certeza de uma decisão é diretamente proporcional à relevância e qualidade da informação que se possui no momento da decisão.

Cinco passos muito importantes para levar em consideração:

  • Fixar o objetivo macro e, em seguida, estabelecer as diferentes “porções” com os tempos e responsáveis por “comer o elefante”.
  • Cada tarefa deve ter apenas uma pessoa responsável. Mesmo que um grupo ou equipe esteja encarregado da execução da tarefa, um líder deve ser indicado para responder pelo grupo. Lembre-se:

1 Tarefa atribuída a 1 pessoa = 1 Pessoa encarregada da execução

1 Tarefa atribuída a 2 ou mais pessoas = 0 Responsável pela execução

  • Uma situação muito típica é que um Plano de Ação com suas próprias tarefas, líderes e datas de execução surge de cada reunião / projeto importante. O erro mais comum é tratar todos os Planos de Ação de forma independente. O resultado são atrasos, ações que não se materializam devido à sobre-alocação de tarefas para pessoas, orçamentos que não são respeitados e, consequentemente, os objetivos não são atingidos e o estresse e a frustração acabam aparecendo.
  • Todas as tarefas, ações e planos, para que não sejam meros atos espasmódicos de baixo impacto, devem ser articulados e alinhados com o nosso Plano Estratégico de Negócios.

5)     Definir uma frequência e acompanhamento para avaliar o grau de progresso, corrigir possíveis desvios, fazer as mudanças controladas e as atualizações necessárias de acordo com as mudanças de contexto que possam ocorrer.

        O Plano Estratégico de Negócios deve ser impresso, visível e acordado com todos os envolvidos.

        Se está na sua cabeça, apenas no seu computador ou jogado em uma prateleira, não é um plano, é apenas uma expressão de desejo.