Por ActionCOACH María José Campa / México

Uma coisa é começar um negócio e outra coisa é torná-lo lucrativo e fazer com que transcenda, um verdadeiro empreendedor está sempre procurando maneiras de fazer com que seu negócio cresça todos os dias.

Não importa quão pequeno seja o seu negócio, lembre-se que várias das grandes empresas que conhecemos hoje começaram na garagem de uma casa. É só uma questão de ter uma grande paixão pelo seu negócio e trabalhar duro todos os dias e você verá que pouco a pouco os negócios crescerão e se tornarão a grande empresa que você sempre sonhou.

Se você é um empresário e quer se tornar um líder, compartilho uma série de pontos que você deve levar em conta para que o crescimento do seu negócio seja constante e sustentável.

  1. Motivação e objetivos claros.

Assim como ao começar um negócio, para que ele cresça, você deve ter clareza sobre as razões pelas quais quer que isso aconteça. Mas tenha cuidado, você deve procurar motivações mais fortes do que dinheiro, eu recomendo que você faça as seguintes perguntas como guia para encontrar esse PARA QUE? (Leve em conta sua vida e objetivos pessoais e familiares, presente e futuro)

  1. Estou (a) satisfeito com os meus resultados do dia hoje?
  2. Se a resposta for não. O que é preciso para tornar o resultado ideal?
  3. Como minha empresa pode ser um veículo para levar-me a esse resultado?
  4. Que mudanças ou quais ações deve implementar para conquistá-lo
  5. Quando me comprometo a realizar essas ações?

Onde estamos? E para onde queremos ir? Eles são a base para definir os passos que devemos seguir.

Por fim, outra ferramenta que pode ajudá-lo a esclarecer a direção da sua vida e do seu negócio é: “use a metodologia SMART” para definir metas específicas, mensuráveis, atingíveis e orientadas a resultados com um limite de tempo.

2 . Manter o foco

Ao definir esse PARA QUE e as metas SMART, terá definido o rumo da sua empresa, agora o próximo passo é para manter o foco vital para alcançá-los.

Alguns dos erros cometidos por muitos empresários para mudar do status de “metas” para a “obtenção dos resultados” propostos são os seguintes:

* Esquecer as metas em uma gaveta: Muitas vezes o turbilhão diário, o imprevisto e as várias atividades comerciais “urgentes”, tiram tempo e energia, deixando essas metas para amanhã, para a próxima semana, para o próximo mês e assim por diante.

Assim como um atleta de alta performance que mantém o foco nas próximas Olimpíadas em cada treino, e que conta com seu coach para manter o foco e não permitir que ele dê menos que 100% de seu esforço para ser mais rápido, mais forte, mais ágil, com quem você contará para se manter focado nas atividades que farão seus negócios crescerem?

* Delegar sem medir os resultados: abdicar e delegar são coisas totalmente diferentes, pois, embora seja verdade que parte do seu crescimento de empresário a líder requer que, para alcançar os resultados desejados, você conte com uma equipe e delegue atividades. O processo será bem feito quando houver uma medição do progresso do que foi transferido, um feedback, felicitações ou confronto com o que foi obtido, caso contrário, se uma equipe ficar com uma tarefa sem indicar quem deve fazê-lo, como, a que horas, com que elementos conta e qual é o resultado desejado, seria abdicação e, de forma alguma, não permitiria a realização dos objetivos. Qual caminho você está usando?

* Permitir-se não contar com a equipe adequada: É bem conhecida a frase ” Sozinho você chegará mais rápido. Mas acompanhado chegará mais longe” , concordando com ela, acredito que é necessário denotar um elemento crucial para que isso aconteça: “a qualidade da equipe contratada”, atenção, pois disse CONTRATADA, digo isso porque já ouvi muitos empresários reclamarem sobre sua equipe sem mover um dedo para mudar essa situação, então se hoje você não tem o pessoal que realmente compartilha seus objetivos e não te ajuda na sua realização, aplique o seguinte: “contrate lento, despida rápido” . Entre em ação.

3 . Esteja disposto a mudar e inovar

Conforme sua empresa começa a crescer, você verá que precisa fazer todos os tipos de mudanças para se adaptar.

Mais clientes significam mais funcionários e mais infraestrutura, você deve estar ciente disso e não ter medo de fazer as mudanças que sua empresa exige, lembre-se de que para obter resultados diferentes você deve fazer coisas diferentes, não pode esperar que sua empresa seja maior, mantendo as coisas como estão agora e acima de tudo, economizam tempo, dinheiro e esforço seguindo uma metodologia que leva você a obter resultados mais rápidos e fáceis.

4 . Ouça seus clientes

Ouvir seus clientes não é apenas perguntar o que eles querem, pois o cliente nem sempre sabe o que quer, disse Henry Ford: “Se eu tivesse perguntado às pessoas o que elas queriam, elas teriam me dito um cavalo mais rápido”.

Você ficará surpreso com as ideias que você pode coletar para mudar seu modelo de negócios atual, lançar um novo produto ou linha de serviço, etc.

5 . Trabalhe com os melhores

Andy Freire diz: “Um empresário A procura empresários A+, um empresário B procura empresários C”, ou seja, empresário de sucesso sempre buscam os melhores para trabalhar com eles, empresas como Microsoft e Google contratam os melhores engenheiros e programadores, Por isso são empresas que se destacam como as melhores.

Na ActionCOACH compartilhamos essa filosofia e é por isso que hoje somos a empresa número 1 em coaching de negócios no mundo.

6 . Mindset do principiante

Eu quero terminar este artigo com um pensamento de Steve Jobs, ele conta que em algum momento de sua vida ele teve que começar do zero, ele tinha a possibilidade de ser um novato outra vez. Não importa onde você esteja ou até onde você avançou, mantenha a mesma paixão, dedicação e energia de quando você começou.

As chaves mencionadas aqui não são implementadas de um dia para o outro, mas no mundo dos negócios não há pontos intermediários, ou sua empresa cresce ou desaparece … A decisão é sua!