Por ActionCOACH

Para muitos vorazes caçadores de negócios, a ética pode ser um conceito incômodo, que rivaliza e dificulta a ambição e astúcia nos negócios. Para mim, a ética representa um fator crucial que toda organização que deseja alcançar o sucesso e deseja se manter deve possuir.
Em particular, a ética é aquela capacidade que cada um de nós desenvolve para decidir entre o que é certo e o que é errado, entre o que é bom e o que é mau, um valor que deve estar presente em todas as áreas da vida e dos negócios.
Ao longo de todos esses anos, tenho me dedicado ao coaching de negócios , Tenho visto empresas grandes e de sucesso caírem precipitadamente e nomes de empresários – de trajetória renomada – perderem a reputação, tudo por falta de ética. Por isso, defendo minha tese de que, para alcançar o sucesso, toda organização precisa ser movida por fortes valores éticos.
A convicção e o conceito que você tem sobre ética como empresário é o que vai se refletir em toda a sua organização, desde a gestão inicial, a média gerência e os cargos executivos, porque se o empresário tem sólidos princípios éticos, o negócio por completo  irá prosperar e manter seu sucesso.
Que benefícios a ética pode gerar ao seu negócio sendo principal valor? A seguir compartilho meus argumentos:

A convicção e o conceito que você tem sobre ética como empresário é o que se refletirá em toda a sua organização

  1. Você sempre terá uma boa reputação. Uma boa reputação se traduz em confiança. Agindo bem e operando corretamente, todos os seus clientes terão uma boa imagem de sua marca e os consumidores irão preferir um produto em que sentem que podem confiar.
  2. O relacionamento com seus clientes melhora. Para construir um relacionamento de longo prazo e obter retorno, todos os negócios devem ser baseados na ética. É essencial manter o foco em deixar uma impressão duradoura e positiva na mente dos clientes por meio da confiança.
  3. Aumento na retenção dos funcionários. Todo colaborador desejará permanecer naquele cargo em que seu líder valorize e respeite seus direitos e contribuições.
  4. Transmissão desses valores entre os funcionários. Quando a ética é o eixo da cultura do seu negócio, quem faz parte da organização tende a fazer um uso racional e correto dos ativos da empresa. A utilização dos recursos para benefício pessoal é assumida como falta de ética, portanto não deve fazer parte da cultura da empresa

Ética nos Negócios e os Panamás Papers

  1. Criação de condições favoráveis ​​aos investimentos. Quando uma empresa promove o valor da ética em sua operação, está sendo criado um ambiente propício ao investimento. Cada investidor colocará seu dinheiro onde sentir que pode confiar.
  2. A produtividade aumenta. Em um ambiente de trabalho que atua sob o lema da integridade, a equipe tende a se sentir mais motivada, pois sabe que individual e coletivamente está agindo corretamente.
  3. Os padrões de qualidade são mantidos. Quando a ética define o curso de uma empresa, ela está comprometida em fornecer produtos e serviços de qualidade ao consumidor final.

Definitivamente, por trás de um negócio ético, existe um empresário que define seus destinos a partir desse valor fundamental. Qualquer negócio que se dedique apenas a gerar dinheiro, sem observar valores éticos, pode dar certo, mas terá vida curta.
Com essas reflexões, quero desafiá-lo para que, a partir deste momento, você sempre atue sob uma ética que contribua para o bem e que seja possível desenvolver uma cultura para o seu negócio que tenha tal princípio como eixo transversal.
Antes de tomar qualquer decisão profissional em seu negócio, avalie, revise e sempre se pergunte: Será que eu compraria ou usaria o produto / serviço que minha empresa oferece? É este o tratamento que espero receber? Parta do princípio: “Não faça ao outro o que você não quer que façam com você”, se você tomar isso como uma filosofia de vida, prevejo um futuro promissor e rentável.
Caso necessite de orientação para a formulação da cultura do seu negócio, lembre-se que você pode recorrer a um ActionCOACH. Ele certamente saberá orientá-lo a como construir um cultura organizacional baseada no valor primordial da ética.