Por ActionCOACH Rodrigo Escobedo / México

Atualmente, vivemos em um mundo dinâmico e de constantes mudança, que muitas vezes afeta nosso humor e, por isso é fácil perder a motivação. As razões para isso acontecer são muito variadas, a partir de uma estrutura psicológica podemos contemplar as seguintes razões:

  • Não obter os resultados desejados, o que nos gera decepção
  • Querer tomar muitas decisões ao mesmo tempo cansando nosso cérebro
  • Rejeição social e frustração. Como exemplo, quando um prospecto diz que não comprará você. Ou quando alguém da sua equipe não fornece os resultados esperados e não está disposto a se alinhar.

Em uma estrutura física, podemos considerar:

  • Uma vida sedentária onde se pratica pouco ou quase nenhum exercício físico.
  • Horários instáveis ​​para comer ou pular refeições, porque você tem muito o que fazer!
  • Poucas horas de sono, menos de 7.

O ponto de partida é que você percebe que todas essas questões estão sob seu controle. A motivação vem de você, de dentro e não é algo que você delega a outra pessoa ou que pode ser vinculado a um evento. E sim, você pode ir a algum curso de motivação e certamente sairá com a bateria recarregada. No entanto, a longo prazo, cabe a você que essa motivação dure. Como conseguir isso? Aqui compartilho 12 recomendações para conseguir tal feito:

  1. Defina a causa raiz do problema. Se você não está caminhando para o que deseja, qual é a verdadeira causa do problema? (Sem culpar e se concentrar apenas em você) O que você não gosta na sua situação atual? Você quer mais riscos e está entediado? Você não está assumindo os riscos que deveria? Você não tem consistência e disciplina? Você está chateado com o seu trabalho? Como você pode começar a mudar nessa situação? Muitas vezes você perceberá que não é falta de motivação o que está sofrendo, você simplesmente quer jogar a toalha porque lhe falta alguns pontos para atingir a meta. Considere que certamente você não foi tão longe quanto queria no começo, mas é um fato que você avançou e é melhor do que era quando começou. Lembre-se também de que o momento antes de chegar ao topo é quando você realmente se sente mais exausto.
  2. Analise suas crenças. Você acha que merece as recompensas que está gerando para si mesmo? Talvez não seja desmotivação, mas um medo de atingir a meta, gerado porque você não acredita que não a mereça ou por medo de fracassar. A única solução é enfrentar esses demônios, enfrentá-los diretamente e dar o primeiro passo em direção à realização desse sonho. Haverá erros? Certamente sim, também haverá aprendizado. Será fácil? Certamente não. Tudo que vale à pena nesta vida exige trabalho constante e muita disciplina. O outro lado da moeda é que você pode passar o resto da vida se perguntando “O que teria acontecido se …?” Lembre-se de que muitas vezes uma falha é o acesso à conquista mais importante da sua vida.
  3. Encontre o que está impedindo você: sua resistência. Steven Pressfield define resistência como a força que evitará, a todo custo, que você consiga esse sonho que tem para si mesmo. É a pequena voz na sua cabeça que lhe dirá “Não ligarei para falar com esse prospecto, certamente ele não atenderá a ligação” ou que diga “Que preguiça de ir à academia!” Seria melhor ficar na cama “ou” melhor fazê-lo amanhã, hoje estou cansado” ou ” Vou entrar rapinho nas redes sociais, o projeto pode ficar para mais tarde “A consequência de ouvir essa voz é que você vai se sentir entediado, frustrado e sem foco. Como calá-la? Fazendo o que você sabe que precisa fazer para avançar em direção ao seu objetivo. Desligar as redes sociais , eliminar notificações e rever o telefone quando você escolher para fazê-lo, preparar a mochila para ir à academia ou, usando a famosa frase “Só por hoje vou fazer X ou Y ação e seguirei em direção ao meu objetivo ” , pulando da cama, pegando o telefone ou abrindo o Word para dar o primeiro passo nesse projeto.
  4. Deixe o sentimento fluir. Muitas vezes, quando somos claros sobre o que queremos, pensamos “é errado” ficar triste, deprimido ou desmotivado. Se seu cérebro está lhe enviando esse sentimento, aceite-o. Isso o ajudará a ver as coisas de outra perspectiva, a repensar a maneira como você está fazendo as coisas ou a questionar se sua maneira de ser ou de pensar é adequada para alcançar o resultado desejado. O importante é não ficar paralisado, aproveita a boa sensação e siga em frente.
  5. Mude a rotina. Mude sua rotina monótona e comece a fazer algo novo. Por exemplo, acordar de manhã cedo, seguir uma rota diferente para o trabalho ou começar a se concentrar em seus projetos, em vez de falar sobre os resultados do futebol de fim de semana.
  6. Pare de se comparar com os outros. Cada pessoa é única e veio a este mundo com diferentes virtudes e defeitos. Seja você mesmo, viva, respeite-se e ame a si mesmo como você é. Chegamos neste mundo sem nada e nos vamos igualmente sem levar nada, de mãos vazias. A única oportunidade de conseguir tudo o que você quer é nesta vida. E tudo o que você conseguir será um ganho para o que você tinha originalmente quando chegou.
  7. Prepare-se todos os dias para ser a melhor versão de si mesmo. Leia, ouça e observe coisas positivas. Se você estiver desmotivado, leia, ouça um audiolivro ou assista a um vídeo que semeia pensamentos positivos ou faz você rir. Ouça sua música favorita, cante, dance e agite o lixo mental. Use esses suportes externos disciplinadamente, todos os dias para dissipar essa nuvem de desmotivação e vibrar com os pensamentos certos para ter sucesso. 
  8. Defina uma lista com prioridades das coisas que você deseja e do que você sabe que precisa fazer. É essencial que você tenha clareza sobre o que é essencial para alcançar no final de cada dia e defina prioridades entre tudo o que deseja e precisa fazer. Quanto mais controle você tiver, mais fácil será concluir as tarefas que o aproximarão todos os dias do que você considera ser o Sucesso.
  9. Coma esse elefante aos pouquinhos. Muitas vezes a desmotivação vem porque não estamos alcançar um resultado desejado. O que aconteceria se todos os dias você avançasse, pelo menos um pouquinho, em direção a esse objetivo? Depois de começar, você certamente estará motivado a continuar. E se você não continuar, pode ficar satisfeito porque expandiu sua zona de conforto e deu um passo no sentido de melhorar. Comer um pedacinho do elefante todos os dias o ajudará a finalmente comê-lo todo.
  10. Maximize o tempo gasto com pessoas positivas e reduza o máximo possível o contato com pessoas negativas. Um dos fatores para alcançar a qualidade de vida para você é a qualidade das pessoas com as quais você se cerca (para melhor ou para pior). De acordo com Ivan Misner, você se parecerá com as 5 ou 6 pessoas com quem mais convive. Você já reparou que existem pessoas que tem como esporte olímpico, reclamar da vida? O que você vai conseguir ao se juntar a ela? Razões e justificativas para não alcançar o que deseja. Cerque-se de pessoas que o ajudem a ser uma pessoa melhor e que o levem a FAZER o que o levará a TER os resultados desejados.
  11. Viva acima do Ponto de Poder.  Pare de usar desculpas, culpar os outros ou o pior, negar sua realidade. Viver acima da linha implica: PERTENCER, tornar-se o dono da situação e dos resultados que você obtém (positivo ou negativo.) Seja RESPONSÁVEL, ou seja, forneça a resposta que os outros esperam de você. E, finalmente, seja CONFIÁVEL, que as pessoas estejam convencidas de que você é alguém que cumpre o que promete.
  12. Defina um propósito de vida poderoso. Para que você está nesta vida? Qual é o legado que você deseja deixar depois de sair deste plano terrestre? Raramente nos damos tempo para responder a essas perguntas, mas elas fazem uma enorme diferença entre aqueles que atingem seus objetivos e aqueles que não alcançam. Ter um objetivo claro da vida lhe dará a motivação para sair da cama todos os dias e, apesar dos desafios e crises que sempre surgem, permaneceremos focados e firmes. Porque sua empresa deve fornecer o fluxo de dinheiro, mas o mais importante, o fluxo de tempo para você perceber tudo o que é fundamental para você. Essa é a nossa prioridade na ActionCOACH e contamos com a ferramenta LifePLAN Rich para moldar esse objetivo e os objetivos pessoais que realmente o impulsionam. Lembre-se, se você não tem certeza para onde está indo, qualquer caminho é bom, e esses caminhos não necessariamente o levarão à felicidade. Sua empresa deve ser a ferramenta para você alcançar o que chama de qualidade de vida. Você está construindo um legado transcendental que durará muitas gerações? Essa deve ser a motivação mais importante para deixar a operação do seu negócio.

Quais são os primeiros passos que eu recomendo? Decida viver acima do ponto de poder e, em seguida, defina uma pequena meta a ser alcançada no curto prazo (nesta semana, nos próximos quinze dias ou no máximo em um mês.) Uma pequena vitória pode ser a faísca em direção a metas maiores e detonantes desse mecanismo chamado motivação.

Se sua motivação é baixa, é uma oportunidade de sair do dia-a-dia e lembrar-se da sua grande visão ou do seu PORQUE pessoal. Se você não o definiu, é uma boa oportunidade para sentar e colocá-lo no papel. Tendo essa visão clara, seus objetivos a curto prazo serão o seu maior impulso. Trabalhe todos os dias para avançar em direção a eles e fixar esse motivo. Um objetivo sem o catalisador, é um objetivo vazio e sem sentido. Você não veio a este mundo a para se dar bem com todas as pessoas. Sua missão aqui é ser feliz e tornar cada segundo de sua vida memorável. Sucesso no seu processo de motivação! E finalmente … A vida é como um eletrocardiograma, há altos e baixos, um sinal de que estamos vivos, porque quando a linha fica reta, você sabe o que acontece, não é?